Proteção social em tempos de crise é tema da edição especial da revista Humanidades & Inovação

O edição traz 17 artigos e uma entrevista relacionados ao tema, e mais 11 artigos de fluxo contínuo

Carlos de Bayma Periódicos Científicos 30/07/2021 09:07

A revista Humanidades & Inovação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) publicou uma edição especial intitulada Proteção Social em Tempos de Crise (v. 8 nº 39 - 2021). O dossiê foi organizado pelas professoras doutora Michelly Laurita Wiese, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); doutora Rosemeire dos Santos, da Universidade Federal do Tocantins (UFT); e pelo professor mestre Alan de Loiola Alves, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

A professora Michelly Laurita Wiese explica que o dossiê “surgiu da ideia de publicizar estudos e pesquisas que abarcam a temática da proteção social no contexto do capitalismo neoliberal, acirrada pela crise sanitária da Covid-19. Parte da discussão que a humanidade, independentemente de sua organização, tradição, costume e cultura, necessita de proteção social para sua manutenção e sobrevivência’.

“Esse debate é essencial, seja no espaço acadêmico científico, seja para os profissionais que trabalham com as políticas sociais, porque estamos nos referindo à problematização e à defesa ampla da proteção social que se relaciona com direitos sociais, cidadania, justiça social, em um contexto atualmente marcado pela destruição das políticas sociais de proteção social. Nunca foi tão necessário e urgente compreender as bases ultra neoliberais da sociedade capitalista e seus reflexos na vida de indivíduos e famílias, e quando analisadas pelas determinações de classe, raça e gênero, as marcas da desigualdade capitalista ficam ainda mais evidentes”, destacou Michelly.

A Humanidades & Inovação tem por objetivo a difusão de estudos e pesquisas de professores e estudantes de pós-graduação, pesquisadores e gestores de instituições de ensino superior e de pesquisa, gestores de associações científicas e profissionais, dirigentes e demais órgãos envolvidos na formação de pessoal e produção científica, relativos ao conhecimento científico das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, com especial enfoque para a linguagem e processos educativos, comunicação, educação e tecnologia, sociologia e processos de inovação gerenciais, sociais e tecnológicos.

O dossiê Proteção Social em Tempos de Crise está disponível aqui. O link também permite acessar todas as publicações anteriores da revista Humanidades & Inovação.