Tocantins registra fortes rajadas de vento em todas as regiões do estado

Segundo o Núcleo de Meteorologia da Unitins, as rajadas de vento são causadas pela entrada de massa de ar quente na região

ANDRÉIA FERNANDES DA SILVA NEMET 27/07/2021 10:11

Rajadas de vento são comuns nesta época do ano, diz meteorologista da Unitins (Foto: Acervo Dicom/Unitins)


 

Em todo o Tocantins é comum perceber fortes rajadas de vento durante o dia nos meses de julho e início de agosto. Segundo o Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), as rajadas de vento são ocasionadas pelo grande volume de entrada de massa de ar quente e seca na Região Central do Brasil, sobretudo no Tocantins, que inibe a entrada de umidade e condiciona o predomínio do Sol e baixa nebulosidade, que consequentemente cria um gradiente de deslocamento de grandes massas de ar.

 

O meteorologista e responsável pelo Nemet/RH da Unitins, José Luiz Cabral, explica que é possível observar o aumento da velocidade dos ventos e a presença das rajadas de Norte a Sul do Estado, com ventos predominantemente direcionados para o Leste.

 

Apesar de todas as regiões do Tocantins presenciarem o aumento da velocidade do vento com rajadas, em Palmas é registrado as maiores intensidades da velocidade dos ventos, por conta da localização geográfica do município. Ainda segundo o Nemet/RH da Unitins, essa condição dos ventos é considerada normal e dentro dos padrões esperados para esta época do ano.

162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS