Revista Humanidades e Inovação publica dossiê sobre Discurso e Alteridade

Dossiê reúne ao todo 90 artigos divididos em três volumes

Ruy Bucar Periódicos científicos 22/07/2021 11:43

A Revista Humanidades & Inovação, periódico científico da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), apresenta o dossiê intitulado “Discurso e Alteridade”, volumes I, II e III.  O dossiê foi organizado pelos professores: doutora Eunice Prudenciano de Souza, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP); doutora Liliane Scarpin S. Storniolo; e o mestre Rodrigo Vieira do Nascimento, ambos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

“O discurso é o que estabelece a comunicação entre os seres humanos e pode ser apresentado de diversas maneiras, ou seja, trata-se de um jogo com estratégias definidas pelos interlocutores no intuito de persuasão mútua”, diz o editorial do primeiro volume, e complementa. “Partindo desse pressuposto, a revista Humanidades & Inovação organizou o dossiê “Discurso e Alteridade”, publicado em três volumes.

O primeiro volume trata questões relacionadas à diversidade de estudos linguísticos baseados nas teorias da Análise do Discurso e estudos pertinentes aos falares representativos no território brasileiro. O segundo, tem um olhar voltado ao ensino e à observação da utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Já o terceiro, ao ensino pautado por estratégias discursivas transdisciplinares em sala de aula.

“Esse dossiê visa dar possibilidades aos leitores de conhecer os discursos que são produzidos na sociedade, e, para tanto, apresenta professores que estão dispostos a olhar para o outro, a se colocar no lugar do outro, e daí escrever acerca desses assuntos em diversas situações” ,destaca a professora Liliane Scarpin, defendendo a importância do dossiê, que contemplou ao todo 90 artigos de pesquisadores brasileiros e de outros países.

“Convidamos você, leitor, a compartilhar conosco essa experiência de leitura! Nessa prática, somos instigados a conhecer e nos posicionar em relação a discursos produzidos por autores que descrevem a língua no ato de comunicação e que precisa, minimamente, de um interlocutor para que se realize. Desejamos uma excelente leitura”, recomendam os organizadores.