Acadêmicas de Letras e Pedagogia do Câmpus Araguatins publicam artigo

O artigo “O Uso Prático de Novas Tecnologias de Ensino Aprendizagem” relata experiência na condução do curso de Extensão “Novas Tecnologias de Ensino e Aprendizagem”

Carlos de Bayma PUBLICAÇÃO 21/07/2021 18:03

As acadêmicas Cidileia Firmino de Souza, do 5º período de Pedagogia, Taynara de Sousa Silva e Thais Silva dos Santos, ambas do 5º período de Letras, do Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), juntamente com o professor mestre Antonio Clerton Santana de Araújo, dos cursos de Pedagogia e Letras, publicaram o artigo “O uso prático de novas tecnologias de ensino aprendizagem”, pela Editora Amplla, como capítulo de livro na chamada para publicação “Metodologias Ativas e Ensino Híbrido: Potencialidades e Desafios”.

O artigo relata sobre a experiência na condução do curso de extensão “Novas tecnologias de ensino e aprendizagem”. O curso foi ofertado pela Unitins no semestre 2020/2, ministrado sob a responsabilidade do professor Antonio Clerton Santana de Araújo, com apoio operacional de acadêmicas do curso de Pedagogia e Letras, sendo destinado aos profissionais da educação da rede estadual de ensino do Tocantins, no município de Araguatins, e estudantes da Unitins.

“Desde 2019 venho tocando projetos de Extensão na Unitins. Apostei nas metodologias ativas de aprendizagem. Naquele momento com aulas presenciais, pouca importância se dava para as possibilidades da Internet, além do trivial Facebook, WhatsApp, Instagram e, eventualmente, Telegram. Mas veio a tragédia mundial, a pandemia ocasionada pela Covid-19. Assim, do nada, a universidade teve de se reinventar. Por isso, tenho a convicção de que dentre as universidades públicas, certamente a Unitins estava entre as mais bem preparadas, porque apostou numa plataforma de ensino própria, sem a dependência das soluções comerciais”, explicou Araújo.

A acadêmica Cidileia Firmino de Souza afirma que “o curso teve um impacto muito grande, considerando o momento crítico da pandemia, pois proporcionou aos participantes conhecimentos práticos sobre o uso de novas tecnologias voltadas à educação. São grandes aliadas no desenvolvimento de aulas e fundamentais no aprimoramento do ensino aprendizagem. Foi uma experiência única e muito gratificante, poder fazer parte de um projeto tão importante para nossa instituição e que certamente contribuiu muito para minha formação enquanto futura profissional da educação”.

“Espero que, por meio desse e de outros projetos que estão a caminho, possamos inspirar nossos professores e alunos a se envolverem nas pesquisas científicas, pois, assim, estaremos contribuindo com a ciência e disseminando o conhecimento de maneira eficaz e consistente. Gratidão à Unitins e ao professor Antonio Clerton, autor do projeto e orientador do artigo, pela credibilidade e confiança depositada em nós monitoras”, destacou Cidileia.

O livro “Metodologias Ativas e Ensino Híbrido: Potencialidades e Desafios”, contendo 24 artigos, pode ser baixado clicando aqui.