Unitins prepara Semana Integrada com programação direcionada para professores e estudantes

A tradicional Jornada Pedagógica agora é "Semana Integrada", com programação voltada para discentes e docentes na abertura do semestre letivo 2021/2

Ruy Bucar Semestre 2021/2 08/07/2021 08:31

Enquanto professores e estudantes estão aproveitando as férias, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) continua trabalhando. A equipe da Diretoria de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional (DDPI) organiza a Semana Integrada 2021/2, que acontecerá de forma virtual no período de 02 a 06 de agosto, marcando a abertura do semestre letivo 2021/2. As inscrições já estão abertas e o site do evento pode ser acessado neste link.

 

A Semana Integrada 2021/2 substitui a tradicional Jornada Pedagógica nesta edição, com programação que contemplará também os estudantes, além dos docentes. A vice-reitora da Unitins, Darlene Teixeira Castro, explica que “a Formação Continuada deste ano terá um formato diferente, com integração de docentes e discentes, trazendo discussões importantes sobre o papel da Universidade e o processo de retomada da educação pós-pandemia, com foco para o desenvolvimento do nosso Estado”.

 

A diretora de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional, Arlenes Spada, avalia que a Unitins continua inovando ao realizar a Semana Integrada 2021/2. “Serão cinco dias de imersão, em que docentes e discentes terão a oportunidade de compreender as necessidades do mercado de trabalho e propor projetos e soluções para tais demandas”. Ela destaca a parceria com o Sebrae para a realização do evento, que “fará com que as equipes inovem e cheguem aos seus objetivos, orientadas por mentores renomados e especialistas em suas áreas. É a Unitins mais uma vez inovando nos processos de formar”, garante.

 

A professora Alessandra Ruíta Czapski, pró-reitora de Graduação, avalia que a Semana Integrada é um momento de formação dos professores e reforça a integração como a grande novidade deste ano. “Apresenta uma imersão de conhecimentos pedagógicos que vai além da formação continuada dos professores, envolvendo também os alunos. Serão discutidos temas extremamente interessantes sobre negócios, tecnologia, educação, saúde, sustentabilidade voltados para a questão do papel da educação na retomada do crescimento pós pandemia”, observa a pró-reitora, afirmando que “a Pró-Reitoria de Graduação vê com bons olhos esta iniciativa desenhada e elaborada pela DDPI que vai envolver toda a comunidade acadêmica”, declara.

 

Programação

Os organizadores ressaltam que o evento foi pensando de forma a integrar todos os segmentos que compõem a comunidade acadêmica. A programação prevê mesas redondas, oficinas, workshop, discussão temática com conteúdo direcionado para professores e estudantes. As atividades estão distribuídas nos três períodos: manhã, tarde e noite.

 

A abertura oficial está prevista para o dia 02, às 19h, com recepção musical e boas-vindas aos acadêmicos, professores e técnicos-administrativos e, em seguida, terá a mesa redonda com o reitor da Unitins, Augusto Rezende; conferencista Omar Hennemman; e o professor doutor José Moran, da Universidade de São Paulo (USP), com o tema "O papel da Universidade Pública na retomada da educação".

 

A programação também prevê:

  • oficina “Aprendizagem baseada em projetos”, com o professor mestre Leandro Holanda como facilitador;
  • workshop sobre criação de conteúdo com Canva;
  • workshop sobre YouTube para produtores de conteúdo;
  • mentoria para docentes com o professor André Pugliesi;
  • mentorias do Sebrae em seis grandes eixos de conhecimento: educação, tecnologia, negócios, sociedade, sustentabilidade e saúde;
  • oficina sobre como fazer live no YouTube com o StreamYard;
  • criação de vídeo nuggets;
  • discussão temática sobre “Novos desafios da Universidade", com o doutor Eduardo Cezari e o mestre Robson Vila Nova Lopes, com mediação da professora doutora Arlenes Spada;
  • discussão temática com o tema “Avaliação em modelos híbridos", com doutora Noemi Zukowiskc e a mestre Stéphany Moraes Martins, com a mediação da professora mestre Luzinete Almeida.

 

O evento ainda contará com atividade de planejamento dos colegiados, apresentação em vídeo dos projetos elaborados pelas equipes de professores para votação pública e premiação da startup vencedora, e as premiações das melhores soluções encontradas pelos estudantes em resposta aos problemas observados na sociedade. A atividade terá a mediação da radialista Carlla Morena e do professor Paulo Bomfim (Diamante Negro).

 

A professora Luzinete Almeida, que integra a equipe da DDPI à frente da organização, diz que a expectativa com a realização da Semana Integrada da Unitins é muito boa, explica que a mudança atende aos desafios dos novos tempos de pandemia em que os professores e os estudantes estão tendo que se reinventar.

162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS