Acadêmicos dos cinco câmpus da Unitins recebem computadores por empréstimo

A ação faz parte do Programa de Inclusão Digital 2021 que previa contemplar 63 estudantes

Carlos de Bayma INCLUSÃO DIGITAL 07/07/2021 16:07

Entrega de computadores no Câmpus Palmas (Foto: Arquivo Pessoal)


A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), visando facilitar o acesso dos seus acadêmicos às aulas remotas e demais atividades da instituição, realiza desde o dia 01º de julho a entrega dos computadores emprestados aos discentes a partir de seleção do Programa de Inclusão Digital 2021. Válido para todos os Câmpus (Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso), o Programa contemplou o empréstimo de 63 computadores de mesa (monitor, CPU, teclado e mouse), a partir de uma iniciativa da Coordenadoria de Assuntos Estudantis e Esporte, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex).

 

Para o diretor de Extensão da Unitins, professor Eduardo José Lima, “a conjuntura atual de crises sanitária e econômica juntamente com a adoção do ensino remoto têm trazido dificuldade para a maioria dos estudantes brasileiros. O edital de inclusão digital objetiva auxiliar nossos estudantes que não contam com computador para realizar suas atividades acadêmicas. Entendemos que serão um diferencial na vida de discentes, que estavam se esforçando ao máximo para realizar suas atividades utilizando o celular, por exemplo”.

 

Entrega de computadores no Câmpus Paraíso (Foto: Arquivo Pessoal)


A coordenadora de Assuntos Estudantis e Esporte, Ana Márcia Gurski, explica que, apesar do programa ter disponibilizado 63 computadores, não houve inscrições suficientes. Entre os inscritos, 11 acadêmicos não apresentaram documentação necessária conforme especificado no edital, de modo que 33 alunos foram contemplados no toal. O Câmpus Araguatins teve 6 inscritos selecionados no Programa; os Câmpus Augustinópolis - 7, Dianópolis - 6, Palmas - 7; e Paraíso - 6.

 

“A falta de computador sempre apareceu em todas as pesquisas feitas pela instituição sobre as dificuldades enfrentadas por acadêmicos durante a pandemia. Com essa ação de Inclusão Digital, a instituição dá a oportunidade àqueles acadêmicos que não dispunham de um computador e, assim, poderão continuar com suas atividades acadêmicas sem interrupção. Sabemos que a dificuldade não é apenas a falta de computador, mas a universidade já dá um passo a mais em relação a essa problemática”, destacou a diretora do Câmpus Dianópolis, Ana Felícia Cavalcanti Pires.

 

A acadêmica do 3º período de Direito, do Câmpus Dianópolis, Kaline Carvalho Jurema, comenta que “a tecnologia tem o poder de qualificar ainda mais pessoas permitindo, assim, o empoderamento daquelas que são mais desfavorecidas. O Programa veio tornar isso possível, nos dando acessibilidade ao conhecimento que precisamos”. 

Entrega de computadores no Câmpus Dianópolis (Foto: Arquivo Pessoal)


Já a acadêmica do 3º período de Ciências Contábeis, do Câmpus Dianópolis, Diana Mendes Ribeiro, afirma que “foi gratificante ter conseguido o computador. Esse projeto beneficia pessoas que, como eu, tinham que estudar usando o celular estragado e com memória insuficiente. Fico feliz em poder continuar com meu curso, pois eu pensava em trancar, devido a tantas dificuldades. Sou muita grata e irei buscar sempre ser uma efetiva acadêmica e, futuramente, uma boa profissional”.

 

“É muito importante, num momento tão complicado como este que vivemos, mantermos os estudos em dia, ainda mais quando não temos um computador para realizarmos as atividades, assistir as aulas, ler os documentos, entre outras coisas. A proposta da Proex, por meio da Coordenadoria de Assuntos Estudantis e Esporte, é fundamental, pois possibilita que nós possamos continuar ativos na Universidade, com um obstáculo enorme a menos entre nós e o aprendizado. Em razão disso, agradeço imensamente a atenção do pessoal da Diretoria e do Nape em abrir essa porta para os estudantes da Unitins, a partir desse momento será mais fácil continuar com os estudos e participar ainda mais dessa Unitins que tanto amamos”, destacou o acadêmico Paulo Melotto, do 7º período de Direito do Câmpus Palmas.

 

Entrega de computadores no Câmpus Augustinópolis (Foto: Arquivo Pessoal)


 

Entrega de computadores no Câmpus Araguatins (Foto: Arquivo Pessoal)


 

162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS