Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Unitins faz balanço do primeiro semestre de 2021

Ao todo foram analisados 29 protocolos de pesquisa, o que demonstra que mesmo em época de pandemia os pesquisadores continuam seus trabalhos

Ruy Bucar PESQUISA 05/07/2021 13:19

 

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) fez balanço positivo de ações do primeiro semestre de 2021. Ao todo foram analisados, neste período, 29 protocolos de pesquisa, sendo 15 projetos de pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); 11 de Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), um de mestrado e dois de doutorado.  

 

O balanço aponta que, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, os pesquisadores continuaram suas pesquisas, seguindo orientações das normativas e últimas orientações da Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), resguardando a proteção de todos os sujeitos envolvidos na realização da pesquisa. Neste semestre foram analisados, também, relatórios finais de pesquisa submetidos pelos pesquisadores após a conclusão dos trabalhos, somando um total de 30 protocolos de relatórios finais.  

 

“O CEP exerce um papel fundamental no âmbito da pesquisa científica, colaborando com os pesquisadores de maneira que possam minimizar os impactos provocados aos participantes das pesquisas”, avalia o coordenador do órgão, professor Giovanni Bezerra, que destaca que o colegiado do CEP mantém o empenho na apreciação das demandas, dando agilidade para que os pesquisadores possam concluir suas pesquisas com compromisso ético e proteção dos sujeitos da pesquisa.

 

O coordenador anuncia que para o próximo semestre serão realizadas oficinas com a finalidade de orientar pesquisadores sobre os trâmites do CEP e normativas que versam sobre as pesquisas envolvendo seres humanos. Ele aproveita para apresentar o novo logotipo do Comitê que, segundo ele, reflete a identidade do órgão: sempre vigilante e protegendo os participantes de pesquisa.

162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS