Câmpus Dianópolis recebe visita da Comissão de Avaliação do Conselho Estadual da Educação

Visita ao Câmpus Dianópolis encerrou vistoria in loco aos câmpus da Unitins para recredenciamento institucional da Universidade

Ruy Bucar RECREDENCIAMENTO 29/06/2021 17:24

Conselheiros e gestores durante visita in loco ao Câmpus Dianópolis (Foto: Acervo Pessoal)

O Câmpus Dianópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) recebeu nos dias 25 e 26 deste mês a visita da Comissão de Avaliação do Conselho Estadual de Educação (CEE) no âmbito do processo de recredenciamento institucional da Universidade. A Comissão, composta pelos conselheiros Josiel Gomes dos Santos, Larissa Ribeiro de Santana e Telma Reijane Pinheiro da Costa, encerrou nesta sexta-feira, 26 a visita in loco aos câmpus da Unitins, a última etapa do processo de recredenciamento institucional. A série de vistoria teve início no dia 09 pelo Câmpus Paraíso, passando pelos câmpus de Palmas, Araguatins e Augustinópolis até chegar a Dianópolis.

A diretora do Câmpus Dianópolis, Ana Felícia Cavalcanti, avalia que a visita foi tranquila e bastante produtiva. A gestora explica que a vistoria dos conselheiros passou por todos os setores administrativos. “Em cada setor fui pontuando as melhorias”, relata a diretora. Depois dos setores administrativos a visita se estendeu ao prédio do Colégio João D' Abreu, onde acontecem as aulas. Os conselheiros ficaram muito satisfeitos com todas as melhorias realizadas, garante a diretora.

A Comissão vistoriou a inclusão de mais rampas de acessibilidade, banheiros acessíveis, corrimão, instalação de extintores, assim como placas de identificação para fuga em caso de incêndio, relata Ana Felícia, que destaca ainda as melhorias na parte estrutural. “Melhoramos em todos os setores, desde a iluminação, a disposição das cabines e prateleiras na Biblioteca, assim como aquisição de computadores, sendo que o Laboratório de Informática conta com 26 computadores novos, instalados numa sala mais ampla; sala de professores com mais espaço e com banheiro privativo; instalação de Balcão de Atendimento a Cadeirante; instalação de fraldário no banheiro familiar; instalação de placas e luminárias de identificação para fuga em incêndio”, relaciona a diretora, apontando que no geral o câmpus teve um avanço considerável.

Ana Felícia ressalta que a presença da professora Alessandra Ruíta Czapski, pró-reitora de Graduação, e da diretora de Administração Acadêmica, Leomara Maurício Lustosa, conferiu mais agilidade e segurança no repasse de informações solicitadas. “A visita do CEE é de suma importância para avaliar as mudanças e pontuar o que precisa ser melhorado”, observa Ana Felícia, satisfeita com os apontamentos feitos pelos conselheiros.

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), Kyldes Batista observa que os indicadores avaliados pelo Conselho Estadual de Educação são um termômetro, uma medida importante para se mensurar o nível de desenvolvimento institucional da Unitins e o que é preciso fazer para garantir o processo contínuo de melhorias. “No que compete à Proex, nós temos avaliado como são definidas essas políticas, como têm sido implantados estes projetos, como temos observado a sociedade para fortalecer todo esse processo da instituição em diálogo coma sociedade”, reitera.

“A visita do Conselho Estadual ao Câmpus Dianópolis ocorreu de forma satisfatória, vez que para o CEE foi possível constatar as melhorias implementadas pela Gestão. E reforço que os apontamentos que virão do Conselho em relação às melhorias que podem ser realizadas, somente irão contribuir para que a Unitins disponibilize uma formação no ensino superior ainda mais qualitativa”, ressalta a professora Alessandra Ruita.

A vice-reitora, professora Darlene Teixeira Castro, avalia que “o processo de recredenciamento institucional e as considerações feitas pelo CEE nos impulsionam rumo ao nosso objetivo, que é obter melhores índices em todas as instâncias avaliativas”, garante.

“Finalizamos esse mês intenso com a avaliação do Câmpus Dianópolis, que vem demonstrando crescimento e envolvimento dos servidores, professores, acadêmicos, numa mudança significativa na região, e é isso que nos motiva a continuar”, acrescenta a vice-reitora aproveitando o encerramento do processo avaliativo para agradecer aos avaliadores por todo carinho e respeito dispensado à Universidade.

Durante visita conselherios participaram de reuniao virtural com gestores