Com recomendação do CES para curso de Medicina, Governo retoma obras no Hospital Regional de Augustinópolis

Conselho Estadual de Saúde recomendou a reforma e a ampliação do Hospital para melhor atender à formação dos alunos de Medicina da Unitins

ANDRÉIA FERNANDES DA SILVA Medicina 28/06/2021 09:12

O município de Augustinópolis, cidade sede do curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), já recebe melhorias no sistema de saúde. No último dia 21 de junho, o governador Mauro Carlesse autorizou a retomada das obras de reforma e ampliação do Hospital Regional de Augustinópolis (HRA), referência para a região do Bico do Papagaio e cidades mais próximas dos estados do Pará e Maranhão.

A reforma e ampliação do hospital atende às recomendações do Conselho Estadual de Saúde (CES), além de critérios de avaliação de campo de estágio e atuação dos futuros acadêmicos do curso de Medicina. "O Hospital Regional de Augustunópolis é muito importante para a consolidação e abertura do curso de Medicina. A equipe técnica do curso já havia mapeado a necessidade de conclusão da obra para haver ampliação das especialdiades do HRA. Além disso, foi trabalhado junto ao CES a necessidade de evolução da estrutura e, a partir disso, a universidade juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde, em articulação conjunta liderada pelo governador Mauro Carlesse, analisaram todos os entraves que impediam a obra e agora tivemos a retomada com previsão de entrega para dezembro desde ano. A Unitins fica muito feliz de ter participado ativamente deste processo em prol dos cursos de Medicina e Enfermagem e também da comunidade da região", explica o reitor da Unitins, Augusto Rezende.

Reitor Augusto Rezende e secretário executivo de Saúde do Tocantins com a OS da retomada das obras no HRA (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)

No ato de assinatura da Ordem de Serviço para retomada das obras, o governador Mauro Carlesse destacou que as obras no Hospital de Augustinópolis, que atende a região do Bico do Papagaio, proporcionaram melhorias na qualidade de atendimento à saúde da população, além de melhores condições de trabalho aos profissionais que trabalham na Unidade. "Estamos trabalhando 24 horas por dia para melhorar as condições de vida dos tocantinenses. Esse hospital, há muitos anos, espera por essas melhorias e ampliações. Política se faz com trabalho e união de forças para o bem da população", ressaltou.

Atualmente, o HRA conta com 109 leitos, incluindo 10 de UTI, e contará com a ampliação da Maternidade e Centro de Parto Normal (CPN). Com a maternidade, o Hospital passará a ter mais 46 leitos, sendo 20 de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINa), 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, seis no Centro Cirúrgico Obstétrico (salas de pré-parto, recuperação pós-anestésica e salas de partos); além de mais 10 leitos no Pronto-Socorro, dentre oito de observação e dois de estabilização.

O curso de Medicina da Unitins já possui a aprovação do pleno do Conselho Estadual de Saúde, dependendo agora do parecer do Conselho Estadual de Educação - que realizou visita in loco na estrutura do Câmpus Augustinópolis e unidades de saúde do município no dia 18 de junho -, para a realização do vestibular.

Visita do governador Mauro Carlesse, secretários e parlamentares ao Câmpus da Unitins em Augustinópolis (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)

Com informações da Secom/Governo do Tocantins