Última semana de inscrições para editais de Pibic, Pibiti e Pivic

Os editais contemplam estudantes de graduação e do Ensino Médio e as inscrições devem ser feitas pelo orientador, de forma on-line

Carlos de Bayma PESQUISA 18/06/2021 12:05

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, está com quatro editais de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic, Pibiti e Pivic) abertos para o ciclo 2021/2022. Pontos importantes dos editais, dos Programas e muitas dúvidas foram sanadas pela equipe da Diretoria de Pesquisa e Coordenadoria de Pibic/Pibiti/Pivic durante uma live. Os editais estão disponíveis neste link e as inscrições se encerram no próximo dia 25 de junho.

Conforme especificidades de cada edital, podem participar: acadêmicos com matrícula regular em cursos de graduação da Unitins e acadêmicos de instituições de ensino superior externas; como orientadores podem participar professores efetivos, visitantes ou temporários da Unitins, com carga horária de 40 horas na instituição, com título de doutor ou de mestre. Particularmente ao Programa Pibic – Ensino Médio, podem participar estudantes do Ensino Médio selecionados e indicados por escola cadastrada e parceira da Unitins.

O diretor de Pesquisa, professor doutor Jairo Azevedo Junior, explica que “participar como bolsista de iniciação científica me permitiu publicar inúmeros trabalhos científicos, participar de vários projetos de pesquisas do grupo de pesquisa no qual eu estava inserido e colaborou na minha formação profissional. Resultado disso, digo que a participação no programa foi além de tudo isso um passaporte para meu ingresso imediato no programa de mestrado”.

“Participar como bolsista ou voluntário tem o mesmo peso, o mesmo aprendizado e você colherá os mesmos frutos da semente que estará plantando na sua vida acadêmica e profissional. Acho que é unânime entre todos os egressos o quanto a participação no programa é proveitosa", explicou Junior.

Para a coordenadora dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica da Unitins, professora doutora Luécia Pereira Silva, “a iniciação cientifica é um objeto de aprendizagem adicional propiciado pela universidade, tanto aos estudantes de graduação quanto de Ensino Médio. É a chance que que eles têm para aperfeiçoarem seus conhecimentos teóricos e técnicos dentro de sua área de atuação, principalmente para quem quer seguir na área acadêmica ou cientifica”.

“Além disso, participar da iniciação cientifica é vantajoso para os graduandos, pois no desenvolver do processo de pesquisa o aluno cria intimidade com a leitura e a escrita melhorando seu embasamento para confeccionar o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)”, destacou Luécia.