Setor de Relações Internacionais da Unitins participa de reunião com membros da União de Telecomunicação Internacional

A partir da reunião, a Unitins estabeleceu parceria com um grupo de pesquisa do IFTO visando o envio de propostas

Carlos de Bayma CIBERSEGURANÇA 16/06/2021 16:59

O setor de Relações Internacionais (Rint) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) vem trabalhando na divulgação da primeira chamada internacional Youth4Cyber, voltada a projetos inovadores no contexto da cibersegurança (cybersecurity)No início deste mês de junho, a equipe do setor participou de uma reunião com membros da União de Telecomunicação Internacional (ITU) para discutir e esclarecer dúvidas sobre a chamada Youth4Cyber, que está sendo proposta pela ITU e que tem como objetivo receber projetos de jovens estudantes.

Participaram da reunião, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora doutora Ana Flávia Gouveia, a responsável pela Rint, professora doutora Clarissa de Oliveira McCoy, a professora de Língua Inglesa, mestre Janaína Senem, e o professor do curso de Sistemas de Informação, mestre Douglas Chagas da Silva, além dos representantes da ITU, a coordenadora do programa Ana Veneroso, o representante focal da chamada Pablo Palacios, e Yasmine Idrissi Azzouzi, também da ITU.

“A reunião esclareceu dúvidas sobre a chamada, mas também foi um importante primeiro contato com a União Internacional de Telecomunicação, que pode se constituir como uma proveitosa parceria para a Unitins. A ITU é uma agência especializada em tecnologias de informação e comunicação. Fundado em 1865, o grupo desenvolve padrões técnicos que garantem a interconexão das redes e tecnologias, e procura melhorar o acesso das comunidades carentes às tecnologias da informação”, explicou Janaína.

A partir da reunião, explica Douglas Silva, decidiu-se por estabelecer “uma parceria com um grupo de pesquisa do IFTO. O objetivo consiste no envio de, ao menos, duas propostas envolvendo estratégias e metodologias de segurança da informação, aplicados à garantia e manutenção de privacidade e integridade de dados institucionais. A chamada é uma oportunidade para jovens pesquisadores adentrarem neste tópico de grande relevância mundial, além da iteração com um órgão de padronização internacional, como o ITU”.

Podem participar estudantes com idade de 18 a 26 anos, matriculados em programa de graduação ou pós-graduação em uma universidade dos estados membros. As propostas a serem submetidas devem ser originais e enviadas em Língua Inglesa, seguindo o modelo indicado no site, de acordo com as orientações do edital. As propostas dever ser enviadas até o dia 05 de julho de 2021. Para saber mais sobre esta chamada, clique aqui.