Avaliadores do Conselho Estadual da Educação visitam unidades da Unitins em Palmas para recredenciamento institucional

A Comissão Avaliadora visitou o Câmpus, a Sede Administrativa e o Complexo de Ciências Agrárias

Carlos de Bayma Avaliação 16/06/2021 15:39

Diretor do Câmpus Palmas com avaliadores do CEE (Fotos: Acervo Pessoal/Divulgação)

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) está em fase de recredenciamento de seus câmpus junto ao Conselho Estadual da Educação (CEE-TO). Nos últimos dias 14 e 15, a Comissão Avaliadora do CEE visitou as unidades da Unitins na Capital: Sede Administrativa, Câmpus Palmas e o Complexo de Ciências Agrárias (CCA).

“Entendemos essa avaliação como um momento importante para a universidade. Ocasião em que serão avaliadas e apontadas nossas fragilidades, bem como serão demonstrados também nossos pontos fortes, onde estamos acertando, caminhando positivamente, alinhados sempre ao nosso Plano de Desenvolvimento Institucional. Foi com muita satisfação que recebemos os conselheiros e tivemos o prazer de mostrar nossas estruturas e mostrar tudo que estamos fazendo”, destacou o diretor do Câmpus Palmas, Ulisses Franklin Carvalho da Cunha.

O presidente da Comissão Avaliadora, que também preside o CEE-TO, Robson Vila Nova Lopes, explica que “o recredenciamento analisa informações condensadas em cinco eixos”. Os cinco eixos são: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de gestão e Infraestrutura.

“Realizamos também uma série de reuniões com a Comissão Própria de Avaliação, com a equipe diretiva, tanto do Câmpus como da universidade, com o secretário acadêmico, coordenação de biblioteca. A partir daí, vem a produção do relatório utilizando instrumentos adotados pelo Conselho Estadual de Educação, e após a finalização do relatório, o mesmo deve ser encaminhado para a Câmara de Educação Superior e, em seguida, deliberado pelo colegiado do Conselho Estadual da Educação”, explicou Lopes.

Avaliadores se reuniram virtualmente com representantes da Reitoria e Pró-Reitorias da Unitins

De acordo com a diretora de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional da Unitins, professora Arlenes Delabary Spada, “a universidade se planejou e se preparou para esse momento. A equipe da Diretoria de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional (DDPI) compilou, em cinco volumes, todas as evidências que demonstram o atendimento aos critérios que compõem os eixos. O material foi encaminhado em novembro de 2020 para conhecimento do CEE, sinalizando a atenção da Unitins aos apontamentos e orientações recebidas”.

"Os apontamentos realizados pelo CEE quando da visita in loco para o recredenciamento constituem-se oportunidades de aprendermos e avançarmos na melhoria de todos os nossos processos. Nossa intenção é sempre segui-los na busca constante pela melhoria na qualidade da educação ofertada ao nosso Estado", destaca Arlenes.

Para a pró-reitora de Graduação, professora Alessandra Ruita Santos Czapski, “as visitas do Conselho são sempre bem-vindas porque colaboram para que a Unitins cresça ainda mais e estruture suas atividades validadas em qualidade. Os apontamentos e orientações do Conselho conduzem para ampliar nossos esforços no sentido de cumprir a missão da formação de forma ainda mais comprometida e satisfatória”.

A vice-reitora da Unitins, professora Darlene Teixeira Castro, por sua vez, afirma que “os apontamentos feitos pelo Conselho Estadual de Educação ajudam no direcionamento estratégico da Gestão para o que deve ser sanado ou corrigido e o que deve ser potencializado para um bom andamento institucional”. Ela complementa que “essas verificações ajudam no nosso processo de amadurecimento e aprendizado de forma constante”.

Membros do CEE em visita à Sede Administrativa, com o reitor e pró-reitora de Graduação da Unitins