Unitins divulga chamada internacional destinada a estudantes para projetos na área de cibersegurança

Podem participar estudantes de 18 a 26 anos de idade, matriculados em programa de graduação ou pós-graduação. Propostas devem ser enviadas até o dia 05 de julho

Ruy Bucar RELAÇÕES INTERNACIONAIS 01/06/2021 13:35

O setor de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) divulga a primeira chamada internacional Youth4Cyber, voltada a projetos inovadores no contexto da cibersegurança (cybersecurity). A chamada é ofertada pela União Internacional de Telecomunicação (ITU) e visa o desenvolvimento de uma rede global de associações liderada por estudantes universitários para o desenvolvimento de atividades relacionadas à cibersegurança.

Podem participar estudantes com idade de 18 a 26 anos, matriculados em programa de graduação ou pós-graduação em uma universidade dos estados membros. As propostas a serem submetidas devem ser originais e enviadas em Língua Inglesa, seguindo o modelo indicado no site, de acordo com as orientações do edital. As propostas dever ser enviadas até o dia 05 de julho de 2021. O vencedor será premiado com uma experiência remunerada de pesquisa na área de cibersegurança no setor de Desenvolvimento da ITU.

Propostas

O edital da chamada sugere alguns tópicos para as propostas tais como: a dimensão de gênero em cibersegurança; novas tecnologias e cibersegurança; proteção online infantil; cibersegurança em tempos de Covid; cibersegurança para pequenas e médias empresas; lacuna de habilidade na força de trabalho em cibersegurança; o crescimento da FinTech (tecnologia financeira) e cibersegurança; ciber-diplomacia e política; parcerias público-privadas; seguro cibernético; a evolução das leis e regulações da cibersegurança; gerenciamento de risco em cibersegurança; métricas para medir o desenvolvimento da cibersegurança; a psicologia da engenharia social; estratégias para educação em cibersegurança e desenvolvimento de habilidades; cibersegurança da cadeia de suprimentos; e requisitos de auditorias em cibersegurança. Além dessas sugestões, é possível abordar outros tópicos relacionados à temática da chamada. Acesse o edital aqui.

Premiação

As 10 melhores contribuições serão compiladas em uma publicação oficial da ITU. Os autores serão convidados a apresentar suas propostas em uma cerimônia on-line no dia no dia 12 de agosto de 2021, Dia Internacional da Juventude, e a se tornarem embaixadores da Youth4Cyber em suas respectivas instituições.

Os autores das três melhores contribuições serão convidados a apresentar seus trabalhos em Conferência Global em novembro de 2021 (World Telecommunication Development Conference - WTDC-21, Youth Summit). Ao vencedor será ofertada uma experiência remunerada de pesquisa na área de cibersegurança no setor de Desenvolvimento da ITU.

Submissão

As propostas devem ser enviadas até o dia 05 de julho de 2021, para o e-mail youth4cyber@itu.int e, além do projeto, o candidato deve enviar o currículo, cópia da identidade dos autores do projeto em formato PDF. O estudante interessado terá o auxílio do setor de Relações Internacionais da Unitins (RINT) na escrita da proposta em língua inglesa.