Evolução orçamentária da Unitins de 2018 para 2021 viabiliza aumento de 167% em investimentos

Aumento no orçamento destinado pelo Governo do Estado e emendas parlamentares para a Universidade possibilitaram expansão e desenvolvimento

Carlos de Bayma TRANSPARÊNCIA 26/05/2021 09:35

Plataforma Multidisciplinar 3D foi adquirida para os laboratórios dos cursos de Medicina e Enfermagem da Unitins (Fotos: Nonato Silva/Dicom Unitins)

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) continua crescendo quantitativa e qualitativamente. Mediante aporte financeiro do Governo do Estado e de emendas parlamentares, a Unitins vem modernizando estruturas físicas, aparatos tecnológicos e laboratoriais, sempre com o olhar atento da Gestão para a prestação de um serviço de excelência, fortalecendo dia após dia o desenvolvimento da região tocantina.

Com cinco câmpus (Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso), facilitando a integração do Estado e em constantes transformações, a Unitins se destaca como um polo gerador e difusor de conhecimento e de desenvolvimento.

Computadores novos e modernos para os câmpus e setores administrativos, laboratórios com equipamentos de ponta, abertura de novas unidades, a exemplo do Câmpus Paraíso, e a expansão com novos cursos, como Pedagogia no Câmpus Palmas e a implantação do curso de Medicina no Câmpus Augustinópolis marcam essa evolução.

“Eu destaco dois pontos fundamentais: o orçamento global com essa variação de 20%, pois nosso orçamento cresceu bem mais que a inflação criando uma evolução real, e o outro ponto é a evolução do orçamento enquanto investimento, é importante mencionar. De 2018 para 2020, nós tivemos cerca de 400% a mais de investimento. Isso é muito bom. São equipamentos para atender a comunidade acadêmica, os laboratórios, atendendo as necessidades dos professores e dos técnicos-administrativos”, comemora o reitor, professor Augusto Rezende.

Investimento na compra de 140 novos computadores beneficiou todas as unidades da Unitins

O pró-reitor de Administração e Finanças, Daniel Bardal, enfatiza que “nossa universidade, com o apoio do Governo do Estado, e por meio de emendas de deputados estaduais, segue em ritmo de aumento nos investimentos. A evolução orçamentária revela o crescimento da Unitins, que se evidencia com a abertura do Câmpus Paraíso e implantação do curso de Medicina no Câmpus Augustinópolis, promovendo o desenvolvimento municipalista no Estado do Tocantins”.

Já o diretor Financeiro da Unitins, Fabiano Cottica Magro, explica que “tivemos aumentos nos três principais grupos: custeio, despesas com pessoal e investimentos. A estrutura universitária vem crescendo nos últimos anos. Em investimento tivemos o maior salto nos anos de 2019/2020, devido à implantação do Câmpus Paraíso e da estruturação do curso de medicina em Augustinópolis. A Universidade está crescendo e é normal que comece a captar mais recursos para sustentar as áreas de ensino, pesquisa e extensão. O tesouro estadual é a principal fonte de recursos, mas nos últimos anos a arrecadação própria e os recursos de convênios federais também aumentaram”.

Investimentos também foram aplicados na aquisição de novos aparelhos de ar condicionado e carteiras

Evolução orçamentária

De 2018 para 2019 a variação no orçamento total foi de 10%, enquanto a variação nos investimentos aumentou em 155%. De 2019 para 2020 o orçamento total aumentou 13%. A variação nos investimentos teve aumento de 122%. De 2020 para 2021, 0,28% de variação no orçamento total.

De 2018 para 2021 o orçamento total aumentou 25%. Exemplificando: em 2018 o orçamento total foi cerca de R$ 44,5 milhões e, em 2021, R$ 55,5 milhões.

Para o reitor, “a apresentação desses números mostra claramente uma projeção dos indicadores da Unitins em relação ao orçamento. Sabemos que o orçamento é apertado para todos os Estados, mas o governador Mauro Carlesse, juntamente com a Seplan e a Sefaz, tem conseguido garantir uma necessidade básica e um crescimento orçamentário da universidade. Acreditamos que 2021 também tenha essa garantia da continuidade do orçamento e novos incrementos que estamos aguardando”.

Os valores dos investimentos de 2021 devem aumentar no decorrer do exercício. Novas emendas parlamentares poderão ser alocadas ao orçamento, principalmente a partir do segundo semestre.