Setor de Relações Internacionais divulga oferta de bolsa de estudo para estágio de especialização ou atualização na Itália

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho de 2021, candidato deve preencher formulário online disponível no site www.iila.org

Ruy Bucar INTERCÂMBIO 14/05/2021 13:21

O setor de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) divulga a chamada 2021-2022 de bolsas de estudo para cidadãos latino-americanos pela Organização internacional Ítalo-latino-americana (IILA), com apoio da Direção Geral para a Cooperação ao Desenvolvimento do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional italiano (DGCS/MAE). As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho de 2021.

As bolsas são ofertadas para cidadãos latino-americanos que desejem realizar estágios de especialização e/ou atualização dos conhecimentos nas seguintes áreas: Agroalimentos e Tecnologias Alimentares; Sustentabilidade Ambiental e Energias Renováveis; Ciências da Vida e Biotecnologia (contemplando área da saúde); Ciências da Terra e uso das Tecnologias Espaciais para a Observação da Terra e Conservação, Tutela e Restauração do Patrimônio Cultural.

Requisitos para participação:

• Ser cidadão de um dos países latino-americanos membros da IILA (Brasil incluso);
  • Possuir idade de no máximo 40 anos. (OBS: em caso de candidatos com filhos, os limites de idade são estendidos em um ano por filho);
  • Ter obtido um diploma universitário em área diretamente relacionada ao setor para o qual se solicita bolsa e ter experiência comprovada;
  • Apresentar um projeto concreto de trabalho/pesquisa/curso, que possa ser desenvolvido no tempo requerido à bolsa (ver mais detalhes no edital);
  • Obter carta de aceite da Instituição estrangeira (italiana ou com sede na Itália);
  • Estar envolvido em atividades de trabalho, pesquisa ou colaboração com instituições públicas (preferenciais), privadas ou ONGs de setor na América Latina relacionadas com o tema da bolsa solicitada;
  • Apresentar carta de apresentação da instituição de origem como referência.

Para saber mais sobre os critérios de elegibilidade acesse o edital aqui.

Sobre a Bolsa

A bolsa de estudo tem duração mínima de três e máxima de seis meses. A estadia e o curso devem terminar o mais tardar no dia 31 de janeiro de 2023. Os benefícios incluem: orçamento mensal de €1.200,00 para despesas de alimentação e alojamento; e seguro contra doenças, infortúnios e responsabilidade civil. A bolsa não cobre gastos com transporte aéreo.

Como participar?

O candidato deve escolher uma instituição italiana ou internacional com sede na Itália, pública ou privada, e apresentar sua proposta. Caso a proposta seja aceita pela Instituição estrangeira, o/a candidato/a deve solicitar uma carta de aceite (em papel timbrado e com detalhes do projeto/curso a ser realizado). Após receber o aceite, o candidato deve preencher o formulário online disponível no site www.iila.org para efetuar sua inscrição. As candidaturas podem ser realizadas em espanhol, italiano, português ou francês.

Mais informações emhttps://iila.org/it/borse-iila-maeci-dgcs-per-cittadini-latinoamericani-per-lanno-2022/