Unitins e CREA-TO firmam parceria para desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão

Parceria foi firmada nesta quarta-feira, 13 de maio e alinha ações das duas instituições

ANDRÉIA FERNANDES DA SILVA Termo de Cooperação 13/05/2021 14:12

Assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre a Unitins e CREA-TO (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)

O reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA – TO), Daniel Iglesias de Carvalho, assinaram um Termo de Cooperação Técnica que une ações das duas instituições para fortalecimento de parcerias, divulgações de eventos e proximidade dos acadêmicos e professores da Unitins com o CREA, principalmente os acadêmicos e docentes do curso de Engenharia Agronômica. O termo foi assinado na Sede Administrativa da Unitins, em Palmas, na manhã desta quarta-feira, 13.

O Termo tem validade de 12 meses e abrange diversas áreas das duas instituições, como o fortalecimento de programas e projetos de pesquisa institucionais, projetos conjuntos de extensão, intercâmbio de servidores, professores e colaboradores, além da utilização de salas de aula, auditórios, laboratórios da Unitins para o desenvolvimento das ações.

Para o presidente do CREA–TO, Daniel Iglesias de Carvalho, a parceria é importante para o desenvolvimento das duas instiruições. “Sempre fomos muito bem recebidos na Unitins e a ideia é oficializar essa parceria. O CREA já possui um banco de informações bem extenso na parte prática e a Unitins possui os acadêmicos e servidores que têm todo o aparato teórico para essa troca entre as instituições que se inicia, principalmente, com o acompanhamento do CREA com os estudantes por meio de parcerias, cursos, convênios e melhoria do relacionamento com os acadêmicos para que durante a graduação eles já saibam como funciona o mercado de trabalho, a fiscalização, a ética profissional e toda a parte que eles irão atuar depois de formados. E a Unitins com certeza irá nos ajudar com os meios de comunicação e a estrutura física que o CREA precisa para fortalecer as ações neste momento”, explica o presidente.

“Mais uma vez a Unitins promove um Termo de Cooperação Técnico muito importante que prevê o compartilhamento de estrutura e inteligência de técnicos da Unitins e do CREA-TO, além de professores e alunos. Sabemos que a proximidade com o CREA é muito importante para nossos alunos de Engenharia Agronômica, para que eles saibam, desde a formação, da importância do Conselho para o direcionamento da profissão. Além de que o CREA, com toda sua expertise, pode nos auxiliar com nossas obras institucionais”, afirma o reitor da Unitins, Augusto Rezende.

Reitor Augusto Rezende e presidente do CREA-TO, Daniel Iglesias de Carvalho, firmaram parceria entre as instituições (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)