A Revista Humanidades & Inovação, publicação científica da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), apresenta o dossiê intitulado “Infância, Artes e Patrimônios Educativos”, volumes I, II e III, que reúnem pesquisas e estudos de nível nacional e internacional, publicado em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidad de Sevilla (US/Espanha). O trabalho foi organizado pelos professores doutor Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti (UFPI), doutor José Carlos de Melo (UFMA) e doutor Pablo Álvarez Domínguez (Universidad de Sevilla/Espanha).
O dossiê contou com live especial de lançamento, que pode ser conferida na íntegra neste link.
Os três volumes do dossiê abordam uma coletânea que se entrelaça com a finalidade de apresentar e contribuir com a discussão das temáticas, trazendo contribuições inéditas e valiosas para os respectivos campos do conhecimento. Os organizadores dizem que os estudos nas áreas de Infância, Artes e Patrimônios Educativos são as demarcações que protagonizam e configuram-se como elementos de possíveis conexões, reflexões e análises.
“Este dossiê abarca o universo infantil e suas relações com as diferentes expressões artísticas - música, teatro, dança, artes visuais, cinema e literatura – bem como, com lugares de memória dos patrimônios educativos –museus, bibliotecas, grupos escolares, centros de memórias institucionais, acervos pessoais e diferentes memoriais físicos e virtuais”, diz o editorial da edição.
A composição do volume III contém um total de 32 artigos e uma entrevista com uma professora da Infância, Dona Elmira Inocência de Melo, aposentada da secretaria da Educação e Cultura do Mato Grosso (Seduc/MT).
Para conferir os três volumes desse dossiê temático e outras edições da Humanidades & Inovação, clique aqui.