Governo autoriza realização de processo seletivo para contratação de professores do curso de Medicina da Unitins

Governador também sancionou a nova estrutura administrativa da Universidade, que já prevê os cargos relacionados ao novo curso

Charlyne Sueste Câmpus Augustinópolis 05/05/2021 14:18

Reitor Augusto Rezende e o governador Mauro Carlesse (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)

O Governo do Tocantins realizou nesta quarta-feira, 05, mais uma ação para a implantação do curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O governador Mauro Carlesse autorizou a realização do Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores para o curso, que será aberto no Câmpus da Unitins no município de Augustinópolis.

O Processo Seletivo marca a isonomia do Poder Público na contratação dos docentes, que serão classificados e contratados de acordo com a qualificação, experiência e outros critérios objetivos que estarão definidos no edital a ser publicado nos próximos dias.

Além da autorização para a realização do Processo Seletivo Simplificado, o governador Mauro Carlesse também sancionou a atualização da Lei n° 3.786/21, que altera as Leis 3.421 e 3.124, e traz a nova estrutura administrativa da Unitins e prevê, entre outras mudanças, a criação da Coordenação do Curso de Medicina e outros cargos relacionados ao novo curso.

O governador Mauro Carlesse afirma que desde o início de sua gestão vem investindo na Unitins e na ampliação de oportunidades aos estudantes tocantinenses. “Muitos não acreditavam que este curso de Medicina fosse possível, mas graças a Deus nós conseguimos dar o andamento na implantação do curso. Hoje foi a assinatura da seleção dos médicos e estrutura necessária. É uma alegria muito grande, pois a região do Bico do Papagaio tem diversas necessidades. Vamos investir cada vez mais na Educação, é obrigação nossa, e o Estado tem condições. Nós preparamos o Tocantins para isso, não só agora, mas também para o futuro”, afirmou o Governador.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, destacou que foi dado um passo muito importante na Educação tocantinense. “Até então tínhamos cuidado da parte estrutural e de investimentos, todo o aparelhamento de laboratórios, execução de emendas e aquisição de equipamentos e também já cuidamos da parte documental, com o envio do Projeto Pedagógico do Curso junto ao Conselho Estadual de Educação e ao Conselho de Saúde. Agora, damos um passo estrutural no pilar de pessoas, de quem vai trabalhar no curso”, explicou o reitor.

Implantação
O processo para implantação do curso de Medicina da Unitins no Câmpus de Augustinópolis começou ainda em junho de 2020 e caminha para a sua fase de conclusão. O recurso para implantação do curso é oriundo de emendas parlamentares dos deputados Eduardo Siqueira Campos, Fabion Gomes, Amélio Cayres, Jair Farias e Ricardo Ayres, na ordem de R$ 2,5 milhões. Sendo que cada um empenhou R$ 500 mil para viabilizar a estruturação do curso e do câmpus.

Deputados e secretários acompanharam as tratativas sobre o curso de Medicina no Gabinete do Governador, no Palácio Araguaia (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)

Texto: Charlyne Sueste e Laiane Vilanova/Secom Tocantins