Unitins comemora resultado do Índice Geral de Cursos, que confirma evolução dos indicadores de qualidade institucional

Resultado amplia as possibilidades de conquistar o IGC 4, meta da Universidade para alcançar até 2023

Ruy Bucar AVALIAÇÃO 29/04/2021 18:49

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) comemora o resultado do Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que revela crescimento dos indicadores de qualidade institucional de 2019. O resultado aponta consolidação da nota IGC 3, com evolução dos indicadores, crescimento médio anual de 9%, próximo de saltar para IGC4, meta almejada pela Universidade.

A vice-reitora Darlene Teixeira Castro destaca que “o IGC é um indicador que busca expressar a qualidade de todos os cursos de graduação. E a evolução do IGC da Unitins vem sendo trabalhada de forma contínua desde 2018 tendo como meta atingirmos a nota 4”.  Para isso, a professora reforça que “um dos quesitos que compõe a nota é o resultado do Enade dos cursos. E a qualidade das aulas ofertadas e uma melhor preparação dos nossos professores são fundamentais para atingirmos bons resultados”, defende a vice-reitora acrescentando que “a formação pedagógica dos nossos professores, principalmente nesse cenário de pandemia, é prioridade em nossa gestão”.

“A Unitins apresentou, no último biênio, crescimento médio de 9%. Não apenas manteve o IGC 3 como também evoluiu dentro do intervalo deste conceito. Os investimentos realizados pela gestão, tanto na parte de infraestrutura quanto na parte pedagógica, de forma especial na formação continuada dos nossos profissionais, têm refletido em nossos indicadores. Dessa forma, nossa projeção é atingir o IGC 4 até 2023”, avalia diretora de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional, Arlenes Delabary Spada, confiante nas novas conquistas.

ICG

O Índice Geral de Curso é composto pelos indicadores do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Indicador de Diferença entre o Desempenho Observado e Esperado (IDD) e o Conceito Preliminar do Curso (CPC). O IGC considera como ciclo avaliativo as notas destes elementos nos últimos três anos. O dado é um indicador de qualidade que avalia as instituições de ensino superior do país, atribuindo nota de 0 a 5. O cálculo é realizado anualmente, sendo que próximo de 5 indica melhor qualidade.