Unitins tem marca registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial

O novo registro tem validade até março de 2031 e corresponde aos serviços de Ensino, Pesquisa, publicação de periódicos e serviços de rádio e TV

Carlos de Bayma MARCA REGISTRADA 03/03/2021 18:16

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) teve o registro da marca "Unitins" confirmada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O registro, que é a única forma de garantir a exclusividade sobre a utilização da marca, como o nome e o logo, no território nacional, estava sem validade desde agosto de 2016, sendo necessário outro registro, uma vez que não foi renovado antes do vencimento. O novo registro tem validade até março de 2031.

O diretor de Planejamento e Ações Estratégicas da Unitins, Vinícius Augusto de Oliveira Silva, explica que “esse processo teve início ainda no começo de 2020 e, como existe um prazo burocrático para cumprir, foi finalmente concluído agora. Sem esse registro corria-se o risco de perder a identidade "Unitins", pois qualquer pessoa poderia entrar com a solicitação e virar o dono da marca, obrigando a Unitins a mudar seu nome e identidade, uma vez que não teria mais o direito a sua utilização caso fosse registrada por outra pessoa, empresa ou instituição”.

“A prática de registro de marca é comum, principalmente, em empresas privadas, pois precisam construir um nome forte sem correr o risco de perder sua marca e identidade construídas ao logo dos anos. Mas, também é importante para nós. Já imaginou outra universidade com o mesmo nome da Unitins, registrando e nos obrigando a tirar o nosso nome que já tem mais de 30 anos de história? Era um risco que estávamos correndo”, destacou Silva.

Sobre o processo de registro, o diretor Financeiro da Unitins, Fabiano Cottica Magro, explica que tudo foi feito pela equipe técnica e administrativa da Universidade, sem a contratação de consultoria especializada, cuja prestação de serviço custaria em média R$ 5 mil. Do modo como o processo foi realizado, a Unitins pagou apenas as taxas do INPI que, no total, totalizaram menos de R$ 1,5 mil.

“Demos entrada para registro da marca Unitins em três classes que, em linhas gerais, correspondem aos serviços de Ensino, Pesquisa, publicação de periódicos e serviços de rádio e TV. Depois aguardamos os prazos de análise, publicação para eventuais contestações e, finalmente, depois de quase nove meses, o pedido foi deferido. Agora a marca é oficialmente registrada e todos os direitos pertencem à Unitins”, afirmou Magro.

Vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o INPI é uma autarquia federal brasileira, criada em 1970. O Instituto foi antecedido pelo Departamento Nacional da Propriedade Industrial. A sede do INPI está localizada na cidade do Rio de Janeiro.