Politicas afro-brasileira e indígenas são discutidas em webinário do curso de Letras

Acadêmicos, egressos, docentes e pesquisadores participaram do webinário

Carlos de Bayma WEBINÁRIO 03/12/2020 16:43

O curso de Letras do Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), realizou nessa terça e quarta-feira, 1 e 2, via Google Meet, o webnário “Saberes Cultuais e identidade étnico racial na escola: diálogos contemporâneos”. O evento foi organizado pela professora especialista Rosana Quadro dos Santos Leite e os acadêmicos do 2° e 8° períodos que cursam a disciplina de Política das relações étnico-raciais afro-brasileira e indígena.

 

O webnário contou com a participação e contribuições da ex-docente do curso de Letras professora doutoranda Jane Guimarães; da egressa e mestranda Patrícia Morais; da docente do curso de Letras professora doutora Luama Socio; do acadêmico do 4° período Léo Daniel; e da professora mestranda Fátima Barros.

 

Os participantes buscaram apresentar os aspectos de formação cultural brasileira, a história dos povos afro-brasileiros e indígenas, além de trabalhar a conscientização e o respeito a diversidade cultural delineadas através dos costumes, língua, religião e símbolos culturais destes povos.

 

“Discussões de cunho étnico-raciais traz à tona vozes que buscam romper os muros das escolas e universidades. As pessoas precisam perceber que o respeito deve soar mais forte e que não há lugar para o preconceito. Assim, por meio de diálogos promovidos no universo acadêmico podemos fazer com que a mensagem chegue onde é necessária e ultrapasse a sala de aula”, afirmou a professora mestranda Rosana Quadros dos Santos Leite.

 

O coordenador do curso de Letras, professor mestre Victor Fernandes Borges, destacou que “discutir questões políticas, culturais, linguísticas e de respeito a diversidade étnico- racial são cruciais para fortalecer a essência da formação cultural, social, histórica e linguística do povo brasileiro”.

 

"O webinário também possibilitou a oportunidade de ampliar o alcance de textos quilombolas no contexto de conscientização da identidade negra e tocantinense através da divulgação do site Histórias da Ilha, que é fruto de um projeto de extensão que coordenamos junto ao Quilombo Ilha de São Vicente. Destaco a profundidade da troca de saberes promovida pelo evento, que teve o mérito de se configurar numa abordagem interdisciplinar, convergindo pontos de vista sobre questões literárias, políticas, culturais e pedagógicas,” explicou Luama Socio.

 

A acadêmica Francinilde Pereira dos Santos Furtado afirmou que “o webinário foi um espaço de discussões relevantes não somente para academia, mas para toda a sociedade. É preciso pensar e refletir na bagagem cultural histórica do povo quilombola, dos negros e negras que ainda lutam por um lugar de fala na sociedade, que ainda discute o racismo e o preconceito nos dias atuais. A identidade brasileira é marcada por um povo que grita por seus direitos e por um país mais justo. A palestrante Fátima Barros trouxe uma reflexão muito forte dos saberes do seu povo e da luta para que sejam atendidos os direitos da comunidade. Eu amei participar dessa discussão tão rica de conhecimento”.

 

De acordo com o acadêmico do 2º período de Letras Wesley da Silva Brito, “o webnário foi de suma importância porque amplia nosso conhecimento acerca das questões étnico-raciais e assuntos afins, pois são pautas cada vez mais necessárias serem discutidas na sociedade e devem estar sempre vinculadas à educação, sobretudo em seu caráter interdisciplinar e transdisciplinar.

 

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS