Pesquisadores da Unitins participam de elaboração de plano de ação de conservação do Cerrado do Tocantins

Plano de Ação de Conservação do Cerrado Tocantins procura a conservação de nove espécies ameaçadas de extinção

Josiane Mendes Cerrado 16/03/2020 16:23

Pesquisadores posaram para foto durante programação na semana passada (Foto: Divulgação)

Pesquisadores da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) participaram da Oficina de Elaboração da Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Cerrado Tocantins, realizada entre os dias 10 e 13 de março, em Palmas. A oficina foi coordenada pelo Instituto Natureza de Tocantins (Naturatins) no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

 

O Plano de Ação Territorial (PAT) Cerrado Tocantins contribui para a proteção de espécies criticamente em perigo mediante a elaboração do plano que ação que procura minimizar os impactos dos vetores de pressão sobre território, visando sua conservação e manejo com engajamento de atores locais.

 

O Plano representa uma abordagem territorial que permite focar em espécies de flora e fauna e unifica metodologias implementadas pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para elaboração de Planos de Ação Nacional (PANs).

 

Entre as espécies de flora (4) contempladas estão Angelonia alternifolia, Diplusodon gracilis, Bromelia braunii, Polygala pseudocoriacea. E as espécies de fauna (5) são Baryancistrus niveatus (peixe), Baryancistrus longipinnis (peixe), Paratrygon aiereba (raia), Scolopendropsis duplicata (invertebrado), Bachia psamophila (réptil).

 

Além da Unitins, participaram representantes na área de conservação e pesquisadores ambientais da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal de Tocantins (UFT), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado de Tocantins (Ruraltins), JBRJ, ICMBio, Naturatins e WWF-Brasil.

 

Elaboração 

Durante a oficina, os participantes elaboraram em conjunto o objetivo geral do plano e objetivos específicos a partir de ameaças identificadas e mapeadas pelos pesquisadores e durante a expedição de campo realizadas previamente. 

 

Para cada objetivo específico foi definido um conjunto de ações e produtos que devem ser implementadas nos próximos cinco anos, cada uma com seu respectivo articulador, colaboradores e prazos.

 

Ao final da oficina foi constituído o Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) do PAT Cerrado Tocantins que conta com representantes dos diferentes setores que acompanharão o plano durante o seu ciclo de implementação.

 

O PAT Cerrado Tocantins está sob coordenação do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) por meio da Gerência de Pesquisa e Informações da Biodiversidade, representados por Oscar Vitorino Junior e Grasiela Pacheco, no escopo do Projeto GEF Pró-Espécies: Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas.

 

Expedição 

Entre os dias 10 e 23 de janeiro de 2020 foi realizada a expedição de campo para levantamento de informações sobre as espécies da flora e do território Plano de Ação Territorial (PAT) Cerrado Tocantins. 

 

A expedição teve como objetivos buscar informações sobre a situação de conservação das 04 espécies focais (CR lacuna) Polygala pseudocoriacea, Bromelia braunii, Diplusodon gracilis Koehne e Angelonia alternifolia e outras espécies ameaçadas de extinção com ocorrência no território, coletar amostras botânicas para melhorar o conhecimento florístico do território e de Unidades de Conservação e registrar vetores de pressão incidentes sobre a flora da região.

 

A equipe técnica foi composta por pesquisadores do Centro Nacional de Conservação da Flora e Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CNCFlora/JBRJ), Unitins, UEM, Naturatins e Universidade de Brasília (UnB). (Texto de Mariana Gutiérrez Menezes, do WWF Brasil)

 
Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS