• 12/05/2016 11:20:00
  • 12/05/2016 15:58:54
  • Carlos de Bayma

Unitins reúne profissionais e alunos para discutir ética e estágio na Semana do Assistente Social

“80 Anos do Serviço Social: uma profissão inscrita no Brasil” é o tema da programação.

Acadêmicos, professores e profissionais do Serviço Social de diversas instituições de ensino de Palmas participaram, na noite dessa quarta-feira, 11, no auditório da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), de atividades relacionadas à IX Semana do Assistente Social no Tocantins 2016 com o tema “80 Anos do Serviço Social: uma profissão inscrita no Brasil”. No dia 15 de maio se comemora o Dia do Assistente Social. O evento é realizado pelo Conselho Regional de Serviço Social Cress/TO 25ª Região.

“Essa semana foi pensada a partir de uma reunião que tivemos no Cress. Todos os anos o conselho realiza um evento para discutir a profissão no estado do Tocantins. Nesse ano definimos que a programação aconteceria em cada uma das instituições de ensino presencial. No primeiro dia trabalhamos o resgate histórico do Serviço Social, a instrumentalidade na formação e no exercício profissional, e hoje discutimos sobre ética e estágio”, explica o coordenador do curso de Serviço Social, Giovani Bezerra do Nascimento.

A pró-reitora de Extensão, professora Simone Brito, durante abertura do evento. (Foto: Carlos de Bayma/ Ascom Unitins).

A reitora da Unitins, professora Elizângela Glória Cardoso foi representada pela pró-reitora de Extensão, professora Simone Brito. O evento contou com a participação da vice-presidente do Cress, Janaína Rodrigues Costa. Na ocasião, a professora Célia Albiero, da UFT, ministrou a palestra “80anos de Serviço Social: ética e estágio na formação profissional”.

A professora Célia Albiero ministrando a palestra “80anos de Serviço Social: ética e estágio na formação profissional”.  (Foto: Carlos de Bayma/ Ascom Unitins).

Simone Brito destacou que esse encontro integra uma série de diálogos e reflexões acerca dos oitenta anos da profissional de Serviço Social no Brasil, destacando que é uma profissão forjada na luta pelos direitos das pessoas, das populações, principalmente essas populações que são discriminadas pela pobreza, pelo recorte de gênero, de raça e de etnia.

“É importante reafirmar e fortalecer esse projeto ético e político do Serviço Social de forma que possamos intervir nessa sociedade, e que essa intervenção se proponha a construir um novo projeto de sociedade. Um projeto hegemônico que são os pressupostos da profissão. E a Unitins possui o curso de Serviço Social e, sem dúvida alguma, um curso de qualidade, haja vista a grande procura pelo curso, pois há todo um referencial teórico, metodológico, político, que tem por esteio a criticidade, o respeito aos direitos humanos e que está em consonância com o projeto ético-político da profissão”, afirmou Simone.

Acadêmicos de Serviço Social apresentando um número musical e poético. (Foto: Carlos de Bayma/ Ascom Unitins).

Profissional

O assistente social é o profissional que tem entre as suas missões lutar, diariamente, por uma sociedade mais justa e democrática, garantindo que todos os cidadãos tenham seus direitos fundamentais garantidos, como o acesso à Educação, Saúde, Habitação e Cidadania. A Unitins reconhece a importância do assistente social e desde 2010 oferece o curso de Serviço Social na forma presencial.