• 15/04/2016 12:24:00

Governador Marcelo Miranda inaugura câmpus em Palmas nesta segunda-feira

Ato de inauguração será realizado nesta segunda-feira, 18, às 8h

Novo câmpus da Unitins em Palmas fica na avenida JK, na saída para Paraíso
Novo câmpus da Unitins em Palmas fica na avenida JK, na saída para Paraíso (Foto: Vivianni Asevedo/Ascom Unitins)

A Unitins realiza nesta segunda-feira, dia 18 de abril, mais uma ação do projeto de reestruturação e crescimento da universidade: a inauguração do Câmpus Graciosa, em Palmas. A sede própria vai permitir a economia da instituição em locação de espaço físico e aumentar a capacidade do número de salas de aula, possibilitando no futuro o crescimento do corpo de acadêmico na capital. A inauguração está marcada para as 8h e será feita pelo governador do Tocantins, Marcelo Miranda, e reitoria da Unitins, com autoridades convidadas.

O Câmpus Graciosa possui uma área total de 9.426 metros quadrados. A obra é formada por um conjunto de três prédios de dois pavimentos, totalizando 48 salas de aula, o que significa que cerca de 2.000 acadêmicos poderão ter aulas presenciais simultâneas. Esse número, representando apenas um turno de aula em Palmas, é o maior que todo o corpo discente no estado, pois atualmente a Unitins conta com 1770 alunos presenciais.

Além das salas de aulas, o Câmpus Graciosa conta com um auditório, uma biblioteca com milhares de títulos novos (foram comprados nove mil livros para os quatro câmpus da Unitins) e sete laboratórios para as áreas de informática, agronomia, anatomia, química, fisiologia e física.

Os novos investimentos ainda vão permitir que a Unitins possa aumentar a sua nota no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC). A ferramenta é usada pelo MEC para avaliar as instituições de ensino superior no país.

A reitora da Unitins, Elizângela Glória Cardoso, destaca que a concretização do projeto do novo câmpus em Palmas só foi possível devido ao apoio do governador Marcelo Miranda, que garantiu os recursos para a Unitins executar a obra, e à Assembleia Legislativa, através de emendas parlamentares que permitiram, por exemplo, a compra de livros e mobiliário para os câmpus de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis e Palmas.

“A inauguração do Câmpus Graciosa, Unitins Central, representa a manifestação do apoio do governador Marcelo em garantir qualidade na formação, expressa a perspectiva da construção de uma universidade plural, pública e democrática e afirma o nosso compromisso com a sociedade tocantinense”, comenta Elizângela.

Balaio dos Saberes

No mesmo dia da inauguração será aberta, no Câmpus Graciosa, a 1ª Mostra de Extensão Balaio dos Saberes. O evento é composto por espaços que combinam os conhecimentos produzidos pela universidade e pela comunidade. Na programação também estão apresentações artísticas e palestra com o presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão, Fernando Arthur de Freitas Neves. A mostra será realizada nos dias 18 e 19 de abril, com atividades em todos os turnos.

Câmpus Graciosa possui uma área total de 9.426 metros quadrados
Câmpus Graciosa possui uma área total de 9.426 metros quadrados (Foto: Vivianni Asevedo/Ascom Unitins)