• 06/04/2021 18:13:00
  • 06/04/2021 19:21:24
  • Carlos de Bayma

Projeto de Extensão realiza roda de conversa sobre Saúde Mental dos Educadores

A ação faz parte do Projeto de Extensão “Saúde Mental: Vigilância, Prevenção e Atenção ao Suicídio”

Roda de conversa virtual com a Escola Maria dos Reis

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Coordenadoria de Extensão e Desenvolvimento Social vem, desde 2018, realizando diversas ações com o projeto de extensão “Saúde Mental: Vigilância, Prevenção e Atenção ao Suicídio”.

O projeto visa sensibilizar a população alvo das ações quanto aos perigos da falta de prevenção e atenção à saúde mental, de forma a promover uma melhor qualidade de vida, bem como o diálogo sobre o tema proposto. O projeto está sob a coordenação da assistente social e professora Mirian Dorneles dos Santos Monteiro.

E, como desdobramento do projeto, nesse contexto de pandemia, tem sido desenvolvido por meio de rodas de conversa virtuais voltadas aos professores e educadores da rede pública, com o tema “Saúde Mental dos Educadores – Ansiedade, Medo e Exaustão na Pandemia da Covid-19”.

Nos dias 24 de março e 1º de abril foram realizadas ações nas unidades de ensino ECIM Maria dos Reis Alves Barros e Colégio Estadual Criança Esperança, respectivamente. As ações são agendadas previamente com as escolas da rede pública e realizadas via Google Meet.

A coordenadora, professora Mirian Dorneles,  explica que o projeto vem promovendo “diálogo e a escuta qualificada com os educadores da rede pública de ensino do município de Palmas acerca dos desafios e impactos gerados diretamente na vida destes profissionais, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional, face ao recolhimento social e ao ensino remoto. As rodas de conversa são adotadas com o intuito de formar uma comunicação dinâmica e produtiva entre o público-alvo e a Unitins, sendo um instrumento eficaz para estabelecer um espaço para diálogo e interação entre os parceiros do projeto.”

Além da coordenadora do projeto e integrantes das escolas, as rodas de conversa contaram com a participação dos psicólogos Ulisses Franklin Carvalho da Cunha, à época responsável técnico do Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape) do Câmpus Palmas, e Lauana Paula Barbacena Garcia (Caps), assim como do acadêmico do 8º período do curso de Serviço Social e estagiário junto ao projeto, Igor Orlando Pereira de Sousa.

Roda de conversa virtual com o Colégio Criança Esperança

Como participar

As escolas podem participar entrando em contato diretamente com a Coordenadoria de Extensão e Desenvolvimento Social da Proex, pelo e-mail coord.extensao@unitins.br, ou com a professora Mirian Dorneles dos Santos Monteiro (e-mail mirian.ds@unitins.br ou telefone (63) 99953-1218 - WhatsApp).

Logo Unitins