• 06/04/2021 14:19:00
  • Josiane Mendes

Inscrições abertas para bolsas de doutorado pleno nos Estados Unidos

A primeira chamada está aberta até o dia 17 de maio de 2021

Estão abertas as inscrições para o edital de bolsa de Doutorado Pleno nos Estados Unidos ofertado pela Capes em parceria com a Fulbright. O edital contempla bolsas para as áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), formação em Saúde e Ciências da Vida, Tecnologia, Engenharia e Matemática Aplicada. O Setor de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), está divulgando a abertura do edital.

São ofertadas dez bolsas por chamada. A primeira chamada está aberta até o dia 17 de maio de 2021. A segunda chamada será lançada em janeiro de 2022.

Para participar, os candidatos devem possuir nacionalidade brasileira e não possuir nacionalidade norte-americana; estar residindo no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção; ter cursado e possuir diploma de bacharelado ou equivalente, com duração regular mínima de quatro anos; não ter cursado ou estar cursando doutorado; e não acumular bolsa ou benefício financeiro, de qualquer natureza, concedido por agência pública federal durante o período de vigência da bolsa, conforme edital. Além disso, os candidatos deverão comprovar proficiência em Língua Inglesa por meio da realização do teste TOEFL iBT com nota mínima de 102 pontos.

As bolsas têm duração de até seis anos, mediante renovação. Os benefícios incluem taxas acadêmicas, estipêndio mensal variável, seguro saúde, passagens aéreas, e auxílio instalação. Cada bolsista será apoiado com valor anual de até US$ 55.000,00  pela Capes, liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária.

As inscrições devem ser realizadas no site da Capes (clique aqui). Mais informações podem ser obtidas aqui.

Logo Unitins