Portal Notícia

  • 05/04/2021 15:37:00
  • 05/04/2021 20:45:42
  • ANDRÉIA FERNANDES DA SILVA

Ulisses Cunha toma posse como primeiro diretor eleito do Câmpus Palmas da Unitins

O psicólogo e servidor efetivo da Universidade assume a Direção do Câmpus para o triênio 2021/2024



Ulisses Cunha, professor e servidor efetivo da Unitins, tomou posse nesta segunda-feira, 05, como o primeiro diretor de câmpus eleito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Ele foi o candidato mais votado na primeira eleição para o cargo de Direção do Câmpus Palmas em 31 anos de história da Universidade. O novo diretor foi empossado pelo reitor Augusto Rezende para o triênio 2021/2024 em cerimônia realizada no Gabinete da Reitoria, na Sede Administrativa da Unitins, em Palmas.


Reitor Augusto Rezende e o novo diretor do Câmpus Palmas, Ulisses Cunha (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)

 

Segundo a pró-reitora de Graduação da Unitins e presidente da Comissão Eleitoral do pleito, Alessandra Ruita Czapski, a eleição foi um momento histórico para a Unitins e para toda a comunidade acadêmica. “Essa experiência da primeira eleição para a direção de Câmpus, em 31 anos de Unitins, foi extremamente satisfatória, uma vez que mesmo em meio a um momento tão difícil [da pandemia da Covid-19], conseguimos implementar um processo democrático, participativo e diplomático. A participação dos professores, acadêmicos e técnicos administrativos também foi muito satisfatória e mostra um amadurecimento da comunidade acadêmica. Esperamos que esse processo se estenda para os outros Câmpus assim que houverem condições e que cada vez mais a universidade promova processos democráticos e participativos como este”, destaca.

 

Na eleição, os acadêmicos dos cursos do Câmpus Palmas tiveram uma participação muito importante, estando representados também na Comissão Eleitoral do pleito, com o acadêmico do curso de Direito, Paulo Ricardo Melotto, que é o representante discente no Consuni e esteve presente na cerimônia de posse. “Desde 2017 é notório o incentivo da Gestão em promover a participação dos alunos na tomada de decisões. Quando o DCE [Diretório Central dos Estudantes] da Unitins foi instituído, em 2019, a Reitoria recebeu os alunos abertamente e sempre auxiliou na consolidação do Diretório Acadêmico e Centros Acadêmicos em todos os câmpus. A participação nessa eleição é mais uma prova do diálogo com os acadêmicos e espero que a Gestão do Ulisses também seja muito participativa”, pontua o discente. 

 

Para o novo diretor o momento é de gratidão e compromisso com a Gestão que já inicia com a posse. “Primeiramente é sempre importante ressaltar a felicidade em participar desse processo seletivo tão importante para a história da universidade e destacar que, mesmo em meio a uma pandemia, mantenho o compromisso com o diálogo aberto com a comunidade acadêmica, uma gestão participativa e melhorias na estrutura do câmpus para os alunos, professores e técnicos administrativos”, ressalta Ulisses.

 

O reitor Augusto Rezende também destacou a importância da eleição e as expectativas positivas para a gestão do diretor eleito. “Como estava previsto em base legal, a eleição para a Direção do Câmpus uniu esforços de diversos setores da universidade e aconteceu de forma on-line, segura e transparente. Esse pleito fortalece a representatividade dos professores e servidores técnicos administrativos na gestão e trouxe uma participação plena da comunidade acadêmica desde o início do processo. O Ulisses é servidor efetivo da Unitins, é um estudioso, fez um grande trabalho à frente do Nape [Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional] e, com certeza, contribuirá de forma muito positiva na gestão à frente do Câmpus Palmas”.

 

O Câmpus Palmas estava sob a direção de Paulo Henrique Borges desde o início de 2019. Durante a cerimônia de posse, o reitor Augusto Rezende destacou e agradeceu o trabalho desenvolvido por Paulo Borges à frente da unidade.

 

Participaram da cerimônia de posse o reitor da Unitins, Augusto Rezende, a pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Czapski, a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Kyldes Vicente, o pró-reitor de Administração e Finanças, Daniel Bardal, além do discente Paulo Ricardo Melotto Santos e do técnico administrativo Victor Hugo da Silva Leite, ambos membros da Comissão Eleitoral.


Membros da Gestão e da Comissão Eleitoral na cerimônia de posse do diretor do Câmpus Palmas (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)

 

A eleição para o cargo de diretor do Câmpus de Palmas ocorreu no último dia 10 de março e contou com dois candidatos: Ulisses Cunha, servidor efetivo e responsável técnico pelo Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape/Palmas), e o professor do curso de Serviço Social, Rubens Martins. Ulisses conseguiu 68,36% dos votos válidos, conforme apurado pela Comissão Eleitoral do pleito.

 

Perfil do diretor

Ulisses Cunha é formado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), especialista em Docência do Ensino Superior; Gestão Pública e Sociedade e em Terapia Cognitivo-Comportamental, mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), com um estudo sobre mulheres nas ciências exatas e tecnologias. É servidor efetivo da Unitins no cargo de Técnico de Nível Superior, desde 2015. Já atuou no setor de RH da Unitins, em Palmas, na Biblioteca do Câmpus Palmas e, em 2018, assumiu o cargo de responsável técnico pelo Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape) do Câmpus Palmas.


Diretor eleito do Câmpus Palmas, Ulisses Cunha (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)

 


Logo Unitins

© Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS
108 Sul Alameda 11 Lote 03, Cx. Postal 173, CEP: 77020-122, Palmas-TO
FONES: (63) 3218-4936 / 3218-2902 / 3218-2974
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação