• 05/04/2021 06:50:00
  • 05/04/2021 13:44:32
  • Carlos de Bayma

Pós-graduação em Política Social e Direitos Humanos tem prazo de inscrição prorrogado

Edital de retificação foi publicado e as inscrições podem ser realizadas até 28 de maio, exclusivamente on-line

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Comissão de Seleção de Pós-Graduação, publicou, no último dia 1º, o Edital Retificado de Seleção para Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Política Social e Direitos Humanos. O certame disponibiliza 45 vagas e 5 bolsas de estudo. As inscrições podem ser realizadas até 28 de maio. Edital, retificação e anexos estão disponíveis aqui. A previsão para o início das aulas é dia 5 de agosto de 2021.

Objetivando a formação de profissionais qualificados para análise, compreensão e intervenção na realidade social, sobretudo no tocante à construção e consolidação de Políticas Sociais voltadas ao fortalecimento dos Direitos Humanos, particularmente na região Norte do Brasil, o curso será ofertado pela Unitins na modalidade presencial e terá duração de 14 meses, com carga horária total de 420 horas, distribuídas em 11 módulos de 30 horas, sendo 24 horas presenciais e 6 horas a distância (EaD), na plataforma Educ@. Dois módulos terão 45 horas com 3 horas à distância na plataforma Educ@.

O curso é destinado a profissionais de nível superior que atuam nas políticas públicas e sociais, órgãos de defesa da cidadania, sociedade civil organizada, egressos da Unitins e de outras IES nas áreas afins. Para concorrer às vagas, é necessário ter graduação em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Comunicação, Ciências da Saúde e afins.

“A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os documentos derivados dela para a afirmação e defesa da dignidade humana representam um significativo progresso histórico no capitalismo pós-guerra em meados do século XX.  Assim como os marcos instituídos pela Constituição Federal de 1988 no tocante às políticas e direitos sociais, foram e são conquistas imprescindíveis para uma sociedade democrática. Contudo, a consolidação universal e equânime desses direitos continuam sendo objetivos a serem alcançados. Entre os instrumentos utilizados na luta contra a exploração e a desigualdade estão os processos educativos de formação política”, destacou a coordenadora do curso, professora doutora Clarissa Alves de Menezes.

As vagas

São oferecidas 45 vagas distribuídas da seguinte forma: 17 vagas para ampla concorrência, quatro para negros e pardos, quatro para indígenas, quatro para quilombolas, quatro para egressos da Unitins, quatro para pessoas com deficiência, quatro para declarantes de renda per capita de até um salário mínimo e meio, e quatro vagas para supervisores de campo de estágio que supervisionem acadêmicos da Unitins.

As bolsas

Serão ofertadas cinco bolsas de estudo assim distribuídas: uma para candidatos negros e quilombolas, uma para candidatos indígenas, uma para candidatos de baixa renda, uma para pessoa com deficiência e uma para estudantes egressos da Unitins. Cada candidato só poderá concorrer a uma modalidade de bolsa. O interesse pela bolsa de estudos deve ser manifestado no processo de seleção, ao preencher o formulário de inscrição.

As inscrições e o investimento

As inscrições podem ser realizadas até 28 de maio, exclusivamente on-line. Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 25,00, que será automaticamente abatida na primeira mensalidade do aluno, após a efetivação da matrícula no curso. O investimento do curso terá o valor de R$ 2.654,40, por pessoa, podendo ser pago à vista com desconto ou parcelado em até 14 vezes. Para se inscrever, acesse aqui.

Logo Unitins