• 26/03/2021 18:12:00
  • 05/04/2021 13:51:11
  • Carlos de Bayma

Unitins apresenta os nomes para a Mesa de Abertura da III Semana de Direitos Humanos

A III Semana de Direitos Humanos será realizada nos dias 22 e 23 de abril

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) definiu os nomes para composição da Mesa de Abertura da “III Semana de Direitos Humanos: Sociedade e Meio Ambiente”. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) por meio do Programa de Extensão “Núcleo de Estudos em Direitos Humanos (Nedih)”, cujo objetivo é integrar e promover o intercâmbio acadêmico entre a universidade e a sociedade, a partir de discussões de temas atuais relacionados aos direitos humanos.

A III Semana de Direitos Humanos será realizada nos dias 22 e 23 de abril. A mesa de abertura será no dia 22 de abril, das 17h às 22h. Todo o evento será transmitido pelo canal oficial da Proex no YouTube e pelo Google Meet. A programação contempla, também, a II Mostra Fotográfica da Unitins, além de Oficinas e Simpósios Temáticos. Para participar da programação como ouvinte, as inscrições podem ser feitas até o dia 18 de abril. Para se inscrever, acesse ao Sistema Eventos.

De acordo com os organizadores, a programação objetiva, dentre outras coisas, intensificar a interação da universidade com atores sociais interessados na temática, incentivar a disseminação de informações sobre a preservação dos recursos naturais e contribuir com a formação acadêmica de alunos, professores e comunidade em geral.

O diretor de Extensão, professor Eduardo José Silva Lima, explica que “é um evento importante pela temática e traz discussões de direitos sociais, culturais, legislativo, vários direitos dentro de um evento. É um ponto de discussão na região Norte que é uma região que, às vezes, não tem tanta produção. É um espaço para que não somente os nossos estudantes, mas também a comunidade em geral, tenha para aprofundar conhecimentos nessa área”.

Simpósios Temáticos

Os trabalhos (resumos) serão apresentados nos Simpósios Temáticos no dia 23 de abril, das 14h às 16h, via Google Meet. São cinco temas: Sociedade e Meio Ambiente; Pessoa Idosa e Envelhecimento Humano; Participação, Democracia e Políticas Públicas; Educação Crítica e o Saber Histórico; e Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente. O prazo para submissão se encerra no dia 11 de abril. Para mais informações, acesse aqui.

Mesa de Abertura

Contará com a participação da professora Eunice Sueli Nodari. Sua fala terá como tema “Elos desconectados: direitos humanos e desigualdades socioambientais”. Eunice é graduada em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF-RS), mestre em História pela University of California Davis (EUA), e doutora em História (PUC/RS). É integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (LABIMHA/UFSC).

Professora Eunice Sueli Nodari (Foto: Divulgação)

O professor Jorge Amaro de Souza Borges fará sua contribuição na mesa de abertura falando sobre “Sustentabilidade e Acessibilidade na perspectiva dos Direitos Humanos”. Borges é técnico agrícola (ETA), biólogo (Centro Universitário Metodista – IPA), especializado em audiodescrição (UFJF), mestre em Educação (PUC-RS) e doutor em Políticas Públicas (UFRGS). Atualmente é vereador do município de Mostardas (RS).

Professor Jorge Amaro de Souza Borges. (Foto: Divulgação)

Autora do livro e blog “Uma Vida Sem Lixo” e do podcast Planeta A, Cristal Muniz é escritora, criadora de conteúdo digital e “pensadora de alternativas para adiar o fim do mundo”. Inspirada na blogueira norte-americana Lauren Singer, que defendia uma vida com lixo zero, decidiu eliminar ou, ao menos, diminuir drasticamente o consumo de plástico. Em 2015, criou o blog "Um Ano Sem Lixo" para compartilhar experiências no processo de adesão ao movimento, tornando-se uma inspiração para muitos que se identificavam em suas preocupações ambientais.

Escritora Cristal Muniz (Foto: Luca Lorenzo)

Logo Unitins