Portal Notícia

  • 22/03/2016 11:44:00
  • 22/03/2016 11:44:45
  • Ruy Bucar

MPE e Naturatins devem usar laboratórios da Unitins para análises ambientais

Termo de Cooperação Técnico e Científico prevê a utilização dos laboratórios de hidrologia para monitorar qualidade das águas e dos solos


Reitora Elizângela Glória Cardoso mostra o complexo laboratorial da Unitins e fala da sua vocação para contribuir com o desenvolvimento do Estado
Reitora Elizângela Glória Cardoso mostra o complexo laboratorial da Unitins e fala da sua vocação para contribuir com o desenvolvimento do Estado (Foto: Ruy Bucar/Ascom Unitins)

A reitora da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), Elizângela Glória Cardoso, recebeu nesta segunda-feira, 21, no Centro de Ciências Agrárias (CCA), a visita do procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio ao Meio Ambiente do Ministério Público Estadual (MPE), José Maria da Silva Júnior, e do vice-presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Edson Cabral, para apresentar a estrutura de laboratório da Universidade e propor parceria na área de análises ambientais. Participaram ainda do encontro o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Eduardo Ribeiro, o diretor de Pesquisa Agropecuária Expedito Cardoso, o Engenheiro Sanitarista Isaac Braz da Cunha e técnicos do MPE.   

Durante o encontro ficou acertado que será assinado um Termo de Cooperação Técnico e Científico que prevê o monitoramento e pesquisa da qualidade das águas e dos solos utilizados pelos empreendimentos licenciados por órgãos ambientais, assim como outros projetos de pesquisa e transferência de tecnologia. Issac Braz da Cunha que ajudou a elaborar a proposta de cooperação defende que o “desenvolvimento de técnicas e métodos para o cálculo da capacidade e suporte de corpos d´água é de extrema relevância para se garantir a sustentabilidade da atividade, não causando impactos ao meio ambiente e minimizando os conflitos de uso dos recursos hídricos”.

Os visitantes ainda tiveram oportunidade de conhecer a estrutura de laboratórios, conversar com pesquisadores sobre as várias linhas de pesquisas em desenvolvimento e gostaram do que viram. “Acho que conseguimos aqui com a união de esforços ajudar muito a parte ambiental, sem esquecer a vocação do Estado que é a produção agropecuária”, desta o Procurador de Justiça José Maria Silva Júnior, que confessa ter ficado bastante impressionado “não só com a estrutura, mas também com o planejamento que vem sendo feito pela Unitins para tornar o Tocantins referência em pesquisa agropecuária”, ressalta.  

Para o vice-presidente do Naturatins Edson Cabral, é muito importante que os órgãos públicos tenham essa capacidade de buscar a parceria para prestar um melhor serviço ao cidadão. “Vemos esta iniciativa como uma nova proposta de trabalho entre as autarquias do Estado, em que a união de esforços possa suprir algumas carências”, avalia o gestor que garante que o Naturatins fará todo o empenho para viabilizar esta parceria, segundo ele, de suma importância para melhorar o trabalho do órgão na área ambiental.  

“Estamos reconstruindo essa universidade que cada vez mais tem vocação com o desenvolvimento do Estado”, declarou a reitora Elizângela Glória Cardoso, aproveitando para convidar os visitantes para a inauguração dos prédios do novo câmpus de Palmas (Câmpus Graciosa) previsto para o dia 18 de abril, com a presença do governador Marcelo Miranda.

Professor Eduardo Ribeiro explica sobre os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pela Unitins
Professor Eduardo Ribeiro explica sobre os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pela Unitins (Foto: Ruy Bucar/Ascom Unitins)

Procurador de Justiça, José Maria da Silva Júnior fala da importância para parceria para a defesa ambiental
Procurador de Justiça, José Maria da Silva Júnior fala da importância para parceria para a defesa ambiental (Foto: Ruy Bucar/Ascom Unitins)

© Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS
108 Sul Alameda 11 Lote 03, Cx. Postal 173, CEP: 77020-122, Palmas-TO
FONES: (63) 3218-4936 / 3218-2902 / 3218-2974
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação