• 22/02/2021 16:01:00
  • 23/02/2021 08:43:11
  • Carlos de Bayma

Aula magna de Pedagogia e Serviço Social terá como tema “Expropriações, direitos, e lutas sociais no capitalismo dependente”

A aula será ministrada pela professora doutora Virginia Fontes, da UFF, nesta quarta-feira, às 19h

Os cursos de Pedagogia e Serviço Social, do Câmpus Palmas, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), iniciam as aulas do primeiro semestre de 2021, nesta quarta-feira, 24, às 19h, ocasião em que será ministrada, pela professora doutora Virginia Fontes, a aula magna “Expropriações, direitos, e lutas sociais no capitalismo dependente”.

A aula magna é uma promoção conjunta do projeto de extensão intitulado “Ciclo de Estudos e Debates sobre Capital, Trabalho e Políticas Sociais no Capitalismo Dependente” e as coordenações dos cursos de Serviço Social e Pedagogia do Câmpus Palmas. Segundo os organizadores, o objetivo da aula magna é analisar a realidade e discutir soluções de políticas públicas que fortaleçam o Estado social, a educação pública e a soberania nacional em prol dos cidadãos brasileiros.

A aula vai tratar sobre as relações contemporâneas entre as lutas dos trabalhadores e os novos fenômenos do desenvolvimento capitalista que acarretaram em retirada de direitos trabalhistas e previdenciários nas últimas décadas, promovendo, assim, uma reflexão sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais frente a crise sanitária e econômica que atinge o mundo e o Brasil.

Conhecida pela sua obra “O Brasil e o capital-imperialismo. Teoria e história”, Virgínia é professora da Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF), credenciada na Pós-Graduação da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Fiocruz) e docente na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF-MST).

“O Brasil e o capital-imperialismo. Teoria e história” faz parte da Coleção Pensamento Crítico, da Editora UFRJ, e propõe um retorno aos clássicos para compreender o papel desempenhado pelo Brasil nas formas contemporâneas do imperialismo capitalista. Apoiada num referencial marxista, Virgínia revisita e atualiza o trabalho de Lenin sobre imperialismo e recorre a Gramsci para entender, entre outras coisas, a sociedade civil brasileira. Também são tema do livro as condições de luta de classe no Brasil contemporâneo e o aprofundamento das relações capitalistas brasileiras, que aconteceram sobre um pano de fundo de expropriações intensificadas.

A aula magna “Expropriações, direitos, e lutas sociais no capitalismo dependente” será exibida no canal da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) no YouTube. A aula será disponibilizada aqui.

Logo Unitins