• 19/02/2021 14:39:00
  • 19/02/2021 16:02:00
  • Ruy Bucar

Aula Magna marca início do funcionamento do curso de Pedagogia no Câmpus Palmas

Evento serviu para apresentar o curso, os professores e celebrar a abertura da nova graduação da Universidade

Foi realizada nesta sexta-feira, 19, às 9h, com transmissão pelo Google Meet, 5a Aula Magna de Pedagogia que marcou o início das atividades letivas do novo curso de graduação presencial da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O reitor Augusto Rezende, a vice-reitora Darlene Castro, as pró-reitoras de Graduação, Alessandra Ruíta Czapski; de Extensão Cultura e Assuntos Comunitários, Kyldes Batista; o diretor de Ensino Antônio César Melo, e professores do curso prestigiaram o evento. A aula foi mediada pela professora Liliane Scarpin, coordenadora do curso.

Na oportunidade, o reitor Augusto Rezende saudou a primeira turma de Pedagogia falando do orgulho da Universidade em oferecer esse curso tão desejado por todos. “A Universidade faz um vestibular com mais de quatro mil alunos, a grande maioria veio do sistema estadual, então nada melhor do que a Universidade ajudar na formação desse professor que um dia pode voltar ao sistema”, defende o reitor, que enxerga este processo como um ciclo que precisa ser trabalhado.

Em mensagem aos novos acadêmicos, o reitor recomendou dedicação. “Desejo a vocês o maior sucesso, sejam bem-vindos à Unitins e se dediquem ao máximo. Vocês estão numa área que tem empregabilidade, a parte de Pedagogia nunca vai faltar a possibilidade de emprego para quem pretende praticar a educação da forma que ela tem que ser”, destacou o reitor, ressaltando que a Universidade tentou ao máximo estruturar um curso moderno, inovador, que dialoga com as mídias, com as novas tecnologias, com este ensino hibrido, “e olha o desafio interessante a gente já nasce dentro do híbrido, a primeira aula é por este sistema”, enfatizou.

A vice-reitora professora Darlene Castro considerou essa primeira aula um fato histórico. “A Unitins tem histórico respeitável nessa área de formação de professores e educadores em nosso Estado, mas, em Palmas, no curso de Pedagogia, é a primeira turma. Sintam-se honrados e desafiados por todo este processo que vocês vão passar aqui conosco”, saudou a vice-reitora, aproveitando para agradecer a todos pela realização de um sonho antigo que era ter de volta no Câmpus Palmas o curso de Pedagogia, com destaque para a professora Beth Toledo (in memorian).

A pró-reitora de Graduação, professora Alessandra Ruita, em sua saudação parabenizou os novos acadêmicos de Pedagogia pela escolha do curso, que, segundo ela, tem a equipe de professores mais tarimbada da instituição. “Tenho certeza que a formação de vocês vai ser de excelência, contem conosco. Saibam que a Unitins estruturou este curso com muita qualidade”, declarou.

Quem também participou da saudação aos acadêmicos foi o professor Antônio César Melo, diretor de Ensino, que chamou atenção para o desafio da primeira turma. “Lembrem-se que vocês estarão deixando um legado, enquanto primeira turma. Acho que a essência do ser humano é esta, apreender. Olha que legado, além de aprender, estar sendo capacitado para transferir o conhecimento, transferir a aprendizagem”, finalizou.

Após as saudações, a coordenadora Liliane convidou os professores do curso a se apresentarem. Participaram deste momento os professores Silvana Lovera Silva, Rodrigo Vieira do Nascimento, Rodrigo Barbosa e Silva, Eduardo Lima, Rafaela Costa e Mariany Almeida Montino. “Chamo atenção para a necessidade de nos organizamos. Num mundo tão desorganizado, num mundo tão desequilibrado que nós estamos tendo, é preciso paciência”, ponderou o professor Dr. Rodrigo Barbosa, ao destacar o desafio que a educação enfrenta no momento. Em nome dos estudantes, Luciana Aparecida e Aline Moraes falaram da expectativa com o início do curso e externaram a satisfação de estudar na Unitins.

Ainda durante a aula, a coordenadora Liliane repassou aos acadêmicos as informações indispensáveis ao bom andamento do curso. Programação, disciplinas, comunicação com professores e estrutura institucional. A professora enfatizou a importância dos alunos se engajarem em projetos de pesquisa e de extensão. “O pilar da educação compreende a integração entre ensino, pesquisa e extensão, então todos se sintam convidados a participar conosco da pesquisa e da extensão também”, convidou.

Palestra

Encerando a Aula Magna, a professora Dra. Mariany Almeida Montino proferiu palestra sobre o que é o pedagogo, o que faz, onde atua e perfil profissional. “O pedagogo é um profissional que atua em processos relacionados à qualidade do ensino e aprendizagem, fortalecendo a construção do conhecimento”, destacou ela, discorrendo ainda sobre área de atuação do pedagogo em ambientes não escolar, nos ramos da pedagogia corporativa, pedagogia hospitalar, indústria de brinquedos e produção de material pedagógico, bem como nos ambientes escolares.

Em sua apresentação, a professora falou ainda da pedagogia crítica que surge influenciada pelo pensamento do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, considerado um dos pensadores mais notáveis da história da pedagogia mundial. “A educação é um ato político”, segundo Mariany, ilustrando bem o pensamento do educador.  Ao final, ela deixou a reflexão ressaltando a importância estratégia da educação. “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda”.

Logo Unitins