• 19/02/2021 12:09:00
  • 19/02/2021 14:02:55
  • Carlos de Bayma

Humanidades & Inovação publica dossiê sobre Língua de Sinais da América Latina

O trabalho foi realizado em parceria com a Universidad Autónoma del Estado de Morelos e Universidade Federal do Tocantins

A Revista Humanidades & Inovação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) publicou, em parceria com a Universidad Autónoma del Estado de Morelos (UAEM, México) e Universidade Federal do Tocantins (UFT), um dossiê intitulado Língua de Sinais da América Latina.

Organizado pela professora doutora Miroslava Cruz Aldrete (UAEM, México) e pelos professores doutores Bruno Gonçalves Carneiro e Carlos Roberto Ludwig (UFT), o dossiê traz artigos de pesquisadores do Brasil, Uruguai, Chile, Argentina, e México.

O pesquisador Carlos Roberto Ludwig explica que as línguas de sinais da América Latina têm sido pesquisadas nos últimos anos devido ao estatuto de reconhecimento linguístico que elas receberam nas últimas décadas, sendo que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida em 2002 e desde então as pesquisas têm aumentado significativamente.

“Assim também, em outros países da América Latina, as pesquisas sobre as línguas de sinais, a educação de surdos, tradução e interpretação de línguas de sinais, dentre outros temas, são desenvolvidas para o fortalecimento dessas línguas das comunidades surdas da América Latina. Consequentemente, a comunidade surda ganha com pesquisas que discutem temas importantes da língua, cultura, identidade e educação de surdos”, enfatiza Ludwig.

Dessa forma, explica o pesquisador, “buscamos, com esse dossiê de Línguas de Sinais da América Latina, estabelecer parcerias internacionais com pesquisadores da América Latina. As parcerias resultam no fortalecimento das pesquisas e intercâmbios entre as universidades, bem como seus docentes e discentes. A perspectiva é de que essas parcerias continuem para ampliar a pesquisa das línguas de sinais da América Latina”.

A Revista Humanidades & Inovação tem por objetivo a difusão de estudos e pesquisas de professores e estudantes de pós-graduação, pesquisadores e gestores de instituições de ensino superior e de pesquisa, gestores de associações científicas e profissionais, dirigentes e demais órgãos envolvidos na formação de pessoal e produção científica, relativos ao conhecimento científico das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, com especial enfoque para a linguagem e processos educativos, comunicação, educação e tecnologia, sociologia e processos de inovação gerenciais, sociais e tecnológicos. Para ler a edição Língua de Sinais da América Latina, acesse aqui.

Logo Unitins