• 19/02/2021 10:54:00
  • 22/02/2021 11:11:00
  • Carlos de Bayma

Entusiasmo e acolhimento marcam evento virtual de recepção aos calouros da Unitins

A programação contou com recepção do reitor, vice-reitora e pró-reitores, tutorial de acesso ao Portal do Aluno e Plataforma Educ@, além de uma breve e dinâmica palestra

Íntegra do evento virtual de recepção aos calouros pode ser acessada aqui (Fotos: Nonato Silva/Dicom Unitins)

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizou na noite desta quinta-feira, 18, uma transmissão ao vivo para dar início ao semestre letivo de 2021 e recepcionar os calouros. A programação contou com mensagens de boas-vindas, sorteios de canecas e canetas personalizadas, tutorial de primeiro acesso ao Portal do Aluno e Plataforma Educ@ e uma breve palestra ministrada pelo diretor de Ensino da Unitins, professor doutor César Mello, com o tema "Um novo tempo".

A transmissão realizada integralmente pelo YouTube no canal oficial da Unitins e, parcialmente, pela TVE Tocantins, emissora de TV da Universidade, continua disponível para acesso aqui. O vídeo teve média de 625 espectadores ao vivo no Youtube, variando de 570 a 685 usuários ativos simultâneamente, somando agora mais de 2.800 visualizações. Apresentado a partir do Estúdio Ginga da Unitins obedecendo às medidas de segurança em saúde contra a Covid-19, o evento contou com a participação ao vivo do reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, e do palestrante Cesar Mello, além da apresentadora, Charlyne Sueste, diretora de Comunicação da Unitins.

Logo no início da recepção aos calouros, a equipe gestora da Unitins se apresentou e manifestou mensagens de boas-vindas em vídeos gravados antecipadamente. A vice-reitora, Darlene Castro abriu o momento de acolhida institucional e, em seguida, deu-se continuidade com os vídeos da pró-reitora de Graduação, professora Alessandra Ruita Czapski; pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Ana Flávia Gouveia de Faria; pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, professora Kyldes Vicente; pró-reitor de Administração e Finanças, Daniel Bardal; e da presidente interina do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Rafaela El Kadre.

“É com muito entusiasmo que desejo boas-vindas a todos vocês. Que bom que vocês escolheram a Unitins, uma universidade que vem crescendo e se fortalecendo em nosso Estado e na nossa região. O momento ainda requer cuidados e muita cautela. Mas, nós gostaríamos que o dia de hoje, o seu primeiro dia na Unitins, seja especial. A sua vivência universitária vai perpassar por atividades teóricas e práticas do seu curso. Eu te convido a participar e se integrar nas várias atividades disponíveis para você. E lembre-se, nós estaremos aqui para te apoiar, pra te ajudar no que for preciso. Bem-vindos à Unitins”, disse a vice-reitora, professora Darlene Castro.

“Estou representando a diretoria do nosso DCE e todo o nosso corpo acadêmico. Quero parabenizar todos vocês pela conquista e desejar muito sucesso nessa nova jornada, e nos colocar à disposição não só como entidade representativa, mas como colegas e amigos. Estamos aqui como uma fonte de apoio, uma rede de colegas. Sejam muitos bem-vindos, sintam-se acolhidos e abraçados”, disse a presidente interina do DCE, Rafaela El Kadre, acadêmica do 7º período de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis.

Após os vídeos de boas-vindas, o reitor Augusto Rezende também manifestou sua mensagem aos calouros, veteranos, professores e técnicos administrativos. O reitor destacou o empenho de todos os servidores da Unitins pelo bom andamento das atividades institucionais e acadêmicas, destacando que a Unitins hoje é considerada uma ferramenta de desenvolvimento de regiões do Estado do Tocantins.

“Nesses três últimos anos a universidade evoluiu muito. Conseguimos evolução nos índices qualitativos da academia e também uma evolução quantitativa, com a criação de novo câmpus e novos cursos, como Pedagogia, em Palmas, e Medicina no Câmpus Augustinópolis. Quero também agradecer o apoio do governador Mauro Carlesse, um entusiasta da educação superior. Nada na vida se iguala à primeira graduação. Esse momento é ímpar. Aproveitem bem os eventos da nossa instituição, participem dos congressos, dos dias de campo, editais de pesquisa, se envolvam na academia. Sejam bem-vindos e tenham muito sucesso”, declarou o reitor.

Reitor da Unitins participou ao vivo da recepção aos calouros (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)

O palestrante, professor Cesar Mello, trouxe recomendações e palavras de ânimo em sua palestra. “Um novo tempo. Que novo tempo? Aprendam uma coisa daqui para frente: tudo é novo! Eu diria que vocês estão entrando numa fase onde se quebra um paradigma, um modelo de vida. Essa universidade é, efetivamente, um novo tempo na vida de vocês. Desenvolvam habilidades de ter relacionamentos, de plantarem para depois colherem. Participem das aulas, participem dos órgãos acadêmicos, das decisões universitárias. Falem com os coordenadores de curso, falem com os diretores de câmpus, sejam proativos. Esse é um novo tempo!”, explicou em sua fala inicial.
Palestrante, Cesar Mello

São esperados mais de dois mil acadêmicos, sendo 640 calouros, para o semestre 2021/1. As aulas acontecerão no modelo de ensino híbrido, as aulas teóricas continuarão no modelo remoto, enquanto as atividades práticas, estágios, sala de estudo das bibliotecas e uso de laboratórios serão de forma presencial, através de agendamento e obedecendo todos os requisitos do Protocolo de Segurança em Saúde, em virtude da pandemia da Covid-19.

Logo Unitins