• 04/01/2021 07:10:00
  • 04/01/2021 08:56:22
  • Charlyne Sueste

Balanço Unitins 2020: evolução no número de matriculados, novo câmpus e dois novos cursos em implantação

2020 foi um ano positivo para a Universidade. Instituição comemorou 30 anos de criação, ampliou estrutura com novas unidades, manteve semestres letivos com ensino remoto e fecha o ano implantando cursos de Pedagogia e Medicina

“Foi um ano desafiador, mas também de reinvenção para a Unitins”, afirma o reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, ao fazer um balanço geral de ações e conquistas da Instituição em 2020. Entre as principais realizações deste ano estão a comemoração dos 30 anos da Unitins, a inauguração do novo Câmpus em Paraíso do Tocantins e do Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária e Extensão Rural (CTC Agro), em Palmas, a continuidade das aulas dos cursos de graduação em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) com ensino remoto, além dos processos de implantação dos cursos de Pedagogia no Câmpus Palmas e de Medicina no Câmpus Augustinópolis.

O ano de 2020 também foi marcado pelo apoio e suporte do Governo do Estado a todos os projetos da Universidade, bem como da bancada governista na Assembleia Legislativa e no Congresso Federal, com atuação fundamental governador Mauro Carlesse, de deputados e senadores nas articulações que viabilizaram o crescimento e a consolidação da Unitins.

Em janeiro realizou-se o primeiro Vestibular com 120 vagas para os cursos de Ciências Contábeis, Direito e Agronegócio do novo Câmpus Paraíso. Em fevereiro a Unitins comemorou 30 anos de criação em um evento solene no auditório do Palácio Araguaia, com a presença do governador Mauro Carlesse e da primeira reitora da Universidade, Maria do Rosário Cassimiro, que veio de Goiânia/GO para participar daquele momento histórico, além de outras autoridades e convidados.

Em março, com o início da pandemia da Covid-19, a Unitins dá início ao ensino remoto para manter o andamento do semestre letivo. Evento presenciais são suspensos e toda a comunidade acadêmica se reinventa para superar os novos desafios. Em maio a Unitins mantém sua participação exitosa e de destaque na Agrotins, desta vez 100% digital, com estande e programação virtuais.

Dando mais uma demonstração do potencial e qualidade da pesquisa desenvolvida pela Unitins por meio de seus pesquisadores e técnicos, além do aparato laboratorial, a Universidade produziu, entre os meses de junho e julho, mais de dois mil litros de álcool em gel para uso em todas as unidades, assegurando a higienização pessoal e de equipamentos. Ainda no escopo do cuidado com seus colaboradores, a Unitins adquiriu produtos, instrumentos e treinou equipes para realizar a higienização dos ambientes de trabalho, além da desinfecção para evitar o contágio da covid-19, com treinamento especial dado pelo Corpo de Bombeiros do Tocantins.

O segundo semestre bate à porta. Sem condições de realizar o Vestibular tradicional, com provas presenciais, a instituição mantém sua função social de oportunizar o acesso ao ensino superior público e abre mais 280 vagas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para os Câmpus de Palmas e Paraíso. Somadas as matrículas do primeiro e segundo semestres de 2020, o número de matrículas ativas passou de 3.547 em 2019 para 4.149 em 2020, um aumento de 18,17%.

Com esforço e compreensão coletivos, a Unitins mais uma vez mostrou sua capacidade e potencial, saindo à frente com uma jornada de capacitação de professores para garantir a qualidade das aulas remotas e o aprendizado dos discentes.

O segundo semestre letivo seguiu com aulas remotas. Já despontando na realização de eventos virtuais, inclusive com treinamentos a equipes técnicas de outros órgãos e instituições, a Unitins tem participação importante na 6ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg), realizada no mês de outubro.

Apesar da pandemia e de todos os desafios impostos em 2020, a Unitins encerra o ano com 37 projetos de extensão e 15 projetos de pesquisa em andamento. Entre eles, destaca-se o projeto Saúde Virtual, que foi uma iniciativa do Governo do Tocantins, executado pelos acadêmicos e professores da Unitins, registrando centenas de atendimentos gratuitos e virtuais nas áreas de saúde, assistência social, psicológica e jurídica para a comunidade em meio à pandemia.

Perspectivas para 2021

A Unitins já tem novidades para 2021. Com 640 vagas de vestibular abertas atualmente, sendo 40 delas para o novo curso de Pedagogia no Câmpus de Palmas, a Universidade segue ampliando o número de pessoas contempladas com o ensino superior público. Outra novidade para o próximo ano será a abertura do curso de Medicina no Câmpus de Augustinópolis, que está em fase final de implantação pedagógica e estruturação física/laboratorial.

“Ressaltamos que 50% das vagas ofertadas pela Unitins nos vestibulares são destinadas aos alunos que fizeram o ensino médio na rede pública de ensino”, lembra o reitor Augusto Rezende destacando uma política social do Governo do Tocantins e de deputados estaduais, que asseguraram a reserva de vagas em lei.

Para 2021 a Unitins também prevê a inauguração do Laboratório de Referência Animal (LARA), unidade de pesquisa da Universidade no município de Araguaína, cuja obra está em fase final e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT). Ainda como metas para o próximo ano, a Unitins trabalha para alcançar o Conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) e para realizar um concurso para docentes.

Texto: Charlyne Sueste e Andréia Fernandes

Logo Unitins