Portal Notícia

  • 03/03/2016 16:30:00
  • 04/03/2016 09:39:50
  • Ana Cássia Costa

Aplicativo que mapeia focos do mosquito recebe apoio da Unitins e passa a ser usado em projeto de combate

Na Luta Contra o Mosquito pode ser baixado gratuitamente no Google Play Store.


Aplicativo recebe apoio da Unitins.
Aplicativo recebe apoio da Unitins. (Foto: Vivianni Asevedo/Ascom Unitins)

O aplicativo “Na Luta Contra o Mosquito”, desenvolvido pela empresa Consisti, é a nova ferramenta de combate ao Aedes Aegypti em Palmas. Com o apoio da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), o aplicativo que já conta com a parceria da Prefeitura de Palmas, promete ser um grande aliado nas ações de combate aos focos do mosquito que mede menos de um centímetro, mas tem assustado o Brasil e o mundo.

Transmissor de doenças como a dengue, chikungunha e zika, o mosquito Aedes Aegypti acendeu um alerta em todo o mundo. A melhor forma de combate, segundo especialistas, ainda é a prevenção. O mosquito se reproduz na água parada e segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins (Sesau), 70% dos focos está nas residências. E é com o intuito de mapear esses focos que o aplicativo é considerado uma arma na luta contra o mosquito.

A Unitins vem desenvolvendo campanha virtual e atividades presenciais em consonância com as ações do Governo do Estado do Tocantins desde o início do ano e o apoio institucional na utilização e divulgação do aplicativo é um ganho no projeto executado pela própria universidade.

Como baixar?

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no Google Play Store, loja de aplicativos dos celulares android. O nome é Na Luta Contra o Mosquito.

Como funciona?

O aplicativo serve para mapear os focos do mosquito em Palmas. O cidadão pode verificar possíveis focos, fotografar e informar sua localização. Com o acesso aos índices por meio do aplicativo, os agentes de controle de endemias da Prefeitura de Palmas contam com a ferramenta tecnológica para agilizar o processo de combate. “Se todos mapearem, o poder público reunirá essas informações de forma menos burocrática e, com mais celeridade, poderá decidir sobre suas ações”, informou o Álvaro Prestes, desenvolvedor do aplicativo. Cabe ressaltar, que o aplicativo já conta com os dados fornecidos pela Prefeitura de Palmas.

Em novas atualizações já previstas “queremos ampliar para o Tocantins e melhorar a funcionalidade de algumas ferramentas para apresentar resultados ainda mais eficazes”, afirma Prestes.

Mais

O papel do cidadão é imprescindível na luta contra o mosquito Aedes Aegypti. “Nós entendemos que o aplicativo é apenas uma ferramenta, mas para vencer essa luta cada pessoa tem que fazer sua parte”, reforçou a vice-reitora da Unitins, Suely Quixabeira, em reunião com os executores do projeto na universidade. A vice também ratificou que o governador do Estado, Marcelo Miranda, determinou o empenho de todos os órgãos do estado nas ações de combate ao mosquito, por meio da Sesau.

Para a pró-reitora de Extensão, Simone Brito, o aplicativo é uma ferramenta inovadora que com o apoio da universidade pode chegar às mãos de centenas de acadêmicos e de toda a população local.

 

 


© Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS
108 Sul Alameda 11 Lote 03, Cx. Postal 173, CEP: 77020-122, Palmas-TO
FONES: (63) 3218-4936 / 3218-2902 / 3218-2974
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação