• 01/03/2016 12:05:00
  • 01/03/2016 14:47:56
  • Carlos de Bayma

Unitins participa de seminário sobre o desenvolvimento do Matopiba

A universidade está inserida na comunidade científica, na condição de coordenadora de uma Organização Estadual de Pesquisa Agropecuária (Oepa).

A reitora da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), professora Elizângela Glória Cardoso, e o pró-reitor de Pesquisa, professor Eduardo Ribeiro, participaram, na manhã dessa segunda-feira, 29, do Seminário Brasil – Japão: Investimentos na Região do Matopiba/Intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos, no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas. O seminário é uma realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O pró-reitor de Pesquisa, Eduardo Ribeiro, ver com bons olhos essa iniciativa, e destaca que o governo brasileiro busca, além de investimento, melhorias na infraestrutura e em aspectos tecnológicos. “A universidade está inserida na comunidade científica, na condição de coordenadora de uma Organização Estadual de Pesquisa Agropecuária (Oepa), e é partícipe na discussão do Instituto Matopiba, que contará com investimento em várias linhas de pesquisa, buscando novas tecnologias para o campo. A participação da Unitins nesse debate é muito oportuna”, pontuou Ribeiro.

Abertura do Seminário Brasil – Japão: Investimentos na Região do Matopiba/Intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos. (Foto: Manoel Júnior/ Secom)

Para a reitora Elizângela Glória Cardoso, a participação da Unitins no evento reforça a importância do papel da universidade no desenvolvimento de pesquisas e, conseguinte, contribui com o fato de o Tocantins fazer parte do Matopiba. "A Unitins é a única universidade da região norte do país que é uma Oepa e somos responsáveis pelo sistema estadual da pesquisa agropecuária", informou.

A reitora ratificou que "isso reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento do Tocantins por meio do conhecimento" e lembrou que a Lei 1.478/2004 - Oepa foi criada no primeiro mandato do atual governador, Marcelo Miranda. "Agora a universidade está, de fato, materializando esse importante papel com a perspectiva de muito crescimento".

O fortalecimento do relacionamento entre a Unitins e a Embrapa, cujos projetos são realizados de forma integrada, também é fator destacado pela reitora.

Mais

O seminário contou com as presenças do secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Seagro), Clemente Barros, da ministra Kátia Abreu, do vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Hiromichi Matsushima, dos governadores do Tocantins, Marcelo Miranda, do Maranhão, Flávio Dino, do Piauí, Wellington Dias, do vice-governador da Bahia, João Leão, dos presidentes da Embrapa, Maurício Lopes, e da Conab, Lineu Olímpio de Souza, além dos representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e do Banco Japonês para Cooperação Internacional (JBIC).

O encontro prevê também a assinatura de um Memorando de Cooperação para agricultura e alimentação, entre Brasil e Japão, baseado em estudos e projetos que viabilizam investimentos japoneses na região agrícola do Matopiba, que é formada pelos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e que vem expandindo fortemente a produção de grãos, como soja, milho, algodão e arroz, entre outros.

Paralelamente ao diálogo empresarial, haverá uma reunião bilateral sobre assuntos sanitários e fitossanitários. Outra novidade é o anúncio da criação da Frente Municipalista dos Prefeitos da Região de Matopiba. No dia 1º de março, os japoneses vão conhecer empreendimentos do agronegócio.

(Com informações da Secom)