Portal Notícia

  • 30/07/2020 15:03:00
  • 31/07/2020 08:36:30
  • Josiane Mendes

Professora da Unitins é convidada a integrar comitê técnico-científico de agência internacional de fomento

A professora será responsável pela avaliação de projetos para o Edital Seed Money Grants 2020



Professora Juliana Mariano será responsável por avaliar projetos (Foto: Divulgação)

 

Por Ruy Bucar/Dicom Unitins

A professora Me. Juliana Mariano Alves, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), foi convidada a integrar o Comitê Técnico-Científico da Leading House for Latin America, agência suíça de fomento para a América Latina. A professora explica que na condição de integrante do comitê será responsável pela avaliação de projetos para o Edital Seed Money Grants 2020. O comitê deve se reunir de modo virtual no final de agosto.

 

Juliana integrou no ano passado o Comitê  de Especialistas da agência, oportunidade em que teve de participar da avaliação de projetos bilaterais envolvendo parceiros do Brasil, México, Colômbia, Guatemala, Argentina, entre outros. “Em função do bom trabalho realizado, a parceria se manteve e neste ano fui novamente convidada a integrar o comitê técnico-científico da Leanding House”, destaca.

 

A professora ressalta que essa inserção internacional se deu a partir da experiência na Universidade de St. Gallen (UNISG/Suíça) na condição de pesquisadora visitante no período de setembro de 2019 a março de 2020. Na oportunidade, trabalhou no Instituto de Gestão Estratégica (IoMS-HSG) imersa em metodologias fundamentadas em teorias sistêmicas e cibernética, sob a orientação do Dr. Markus Schwaninger. “Além da minha imersão no IoMS-HSG, integrei o quadro de colaboradores do Centro Latino Americano Suíço e da Leading House for Latin America. Neste sentido, em 2019 fui convidada a integrar o comitê de especialistas da agência”, conta. 


Juliana que integra a equipe das Relações Internacionais da Unitins avalia que sua experiência pode contribuir com a missão de implementar parcerias para construção de um ambiente de internacionalização. “A oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de uma agência de fomento internacional é preciosa. Construir uma rede internacional que possa ser nossa interlocutora para fins de obtenção de recursos financeiros e qualificação de recursos humanos é uma excelente estratégia de gestão e o caminho para a sustentabilidade dos nossos projetos de ensino, pesquisa e extensão”, defende.

 

Leading House for Latin America
A agência internacional para a América Latina tem como atribuições representar os interesses da comunidade científica Suíça em relação a seus parceiros latino-americanos; assessorar e compartilhar experiências com a Secretaria de Estado de Educação, Pesquisa e Inovação (SERI); desenvolver e gerenciar instrumentos de financiamento para promover a cooperação bilateral; garantir a comunicação de oportunidades de cooperação com a comunidade suíça de pesquisa e inovação; e contato com os departamentos científicos das embaixadas latino-americanas e suíças e com a Swissnex.


© Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS
108 Sul Alameda 11 Lote 03, Cx. Postal 173, CEP: 77020-122, Palmas-TO
FONES: (63) 3218-4936 / 3218-2902 / 3218-2974
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação