• 24/07/2020 17:23:00
  • 27/07/2020 13:40:27
  • Ruy Bucar

Divulgada programação da Jornada de Imersão Pedagógica com o tema Ensino Híbrido e Metodologias Ativas de Aprendizagem

Trilhas de aprendizagem gamificadas geram pontos para o alcance de bônus que levam a podcasts exclusivos ou a lives sobre "práticas ativas no ensino remoto" são algumas das novidades

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) divulgou a programação da Jornada de Imersão Pedagógica, que este ano tem o tema Ensino Híbrido e as Metodologias Ativas de Aprendizagem, e será realizada em agosto, em formato totalmente inovador. Trata-se de um evento de formação continuada dos docentes que busca aumentar a qualidade e eficiência do ensino.

A diretora de Pesquisa Institucional, professora Dra. Arlenes Buzatto Delabary Spada, explica que a programação contará com recursos de gamificação com recompensa de pontos por cada atividade executada. Os pontos acumulados por cada equipe geram bônus que levarão a podcasts exclusivos ou a lives com participação dos líderes das equipes. Haverá ainda, segundo a diretora, Trilhas de Aprendizagem, outra novidade.

A jornada acontece de 3 a 21 de agosto e será totalmente on-line, com transmissão via YouTube, no canal oficial da Unitins, enquanto as oficinas acontecerão pelo Google Meet. As inscrições para as oficinas serão abertas na próxima semana, a partir do dia 28, para o público docente, que receberá o link de inscrição no e-mail institucional.

A coordenadora de Formação Continuada, professora Luzinete Almeida, adianta que está sendo criado um site onde ficarão armazenadas as informações sobre a imersão, perfil dos palestrantes, justificativas dos temas que serão abordados e conteúdos indicados para serem lidos com antecedência. No site constará ainda vídeos, links, textos sobre métodos ativos e ensino híbrido para consulta do público, uma espécie de repositório de documentos.

O evento é voltado para os professores dos cinco câmpus da Unitins e também de outras instituições de ensino do Estado, já que as transmissões das palestras via YouTube serão abertas. Confira programação de destaque com convidados confirmados.

Tema da Web Talk: Ensino Híbrido e Metodologias Ativas de Aprendizagem
Palestrante: Prof. Dr. José Moran (USP)
Transmissão: via YouTube

Tema da Web Talk: Ensino ou Aprendizagem????
Palestrante: Profª. Dra. Lady Sakai (Unirg)

Tema da Web Talk: Neurociência e processos do aprender
Palestrante: Prof. Dr. Rodrigo Ventura (Itpac)

Tema da Web Talk: Sala de Aula Invertida e Processos Híbridos