• 13/09/2019 15:02:00
  • 13/09/2019 15:10:44
  • Josiane Mendes

Câmpus Araguatins encerra primeira fase do projeto de extensão Comunidade Inclusiva em Libras

Projeto tem como finalidade a formação básica em Libras dos acadêmicos de Letras e Pedagogia. Próxima etapa será estendida à comunidade externa

O Câmpus Araguatins, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), realizou, na última terça-feira, 10, o evento de encerramento da primeira etapa do Projeto de Extensão Universitária “Comunidade Inclusiva em Libras: compreendendo os surdos e eles nos compreendendo”, com a formação de 16 acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia, que participaram do curso Básico de Libras.

O evento contou com a participação do coordenador do projeto, Juno Brasil; do coordenador do curso de Letras, Victor Fernandes Borges ; da coordenadora do curso de Pedagogia, Aquenubia Gonçalves da Silva; do diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes  de Anchieta Marinho; dos membros do Nape, a psicóloga Maria Adenilda da Silva e a assessora pedagógica Ana Irene Carneiro Borges.

Segundo o professor Juno Brasil, o projeto tem como finalidade a formação básica em Libras dos acadêmicos de Letras e Pedagogia, como um processo multiplicador a toda a comunidade do município e região. De forma a proporcionar aos surdos de Araguatins, seus familiares e à comunidade auditiva, o conhecimento básico de Libras num processo multiplicador, para uma integração escolar e social dos surdos na comunidade.

O coordenador Victor Fernandes parabenizou aos acadêmicos pelo empenho em buscarem qualificação através desse curso de extensão e a toda a equipe da Unitins, “O sucesso deste projeto tem sido grandioso e de suma importância tanto para a comunidade acadêmica, quanto para a sociedade, a próxima etapa do curso básico de Libras será estendido à comunidade externa”, disse.

O diretor do câmpus, Sérgio Mendes, manifestou a importância desse curso para a sociedade do município, destacando a relevância para a qualificação na formação da comunidade acadêmica, no atual processo de inclusão social.