• 13/09/2019 12:30:00
  • 13/09/2019 16:43:52
  • Carlos de Bayma

Nape do Câmpus Dianópolis realiza dinâmica com acadêmicos para motivar a produção do TCC

As atividades contemplaram os acadêmicos do 8º período de Ciências Contábeis

O Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape) do Câmpus Dianópolis,  da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), realizou, nessa quarta-feira, 11, a dinâmica World Café com acadêmicos do 8º período de Ciências Contábeis, abordando questões relacionadas à motivação na produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Criada por Juanita Brown e David Isaacs, no ano de 1995 na Califórnia (EUA), o World Café é uma metodologia de conversa em grupo bastante utilizada em todo o mundo, com a finalidade de estimular a criatividade, explorar temas relevantes para o grupo e criar espaço para que a inteligência coletiva possa ser desenvolvida.

A atividade foi solicitada pela professora Jordane Rodrigues e pela coordenadora do curso, professora Pollianna Barros. Na ocasião, os acadêmicos ouviram depoimentos dos egressos do curso de Contábeis da Unitins, Matheus Félix e Luan Sousa, onde os mesmos falaram de suas dificuldades para conclusão do curso e suas conquistas pessoais após a colação de grau. Esta ação contou também com a contribuição da professora Maria Regina Teixeira.

Para o acadêmico Guilberth Soares Ferreira, “a atividade foi gratificante, uma vez que o motivou a dar continuidade à produção do TCC além de compartilhar com seus colegas os anseios e dificuldades encontradas para a conclusão do curso”.

Intervalo Amarelo

Dando prosseguimento às atividades do Intervalo Amarelo, os acadêmicos produziram um painel com palavras que expressavam seus sentimentos através da pergunta “O que falta em sua vida?”. Em seguida eles receberam “Cartas Amarelas” que levavam mensagens de apoio e incentivo.

Acadêmicos do 8º período de Ciências Contábeis durante atividades. (Foto: Arquivo Pessoal).

Os acadêmicos responderam às questões propostas durante as dinâmicas (Foto: Arquivo Pessoal)

Nape

É uma estrutura de caráter permanente, de natureza institucional e multidisciplinar, ligado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e destinado a atender a comunidade acadêmica da instituição. Os serviços oferecidos pela equipe multidisciplinar são voltados para o acolhimento e desenvolvimento de apoio psicológico, social e educacional, contribuindo para o fortalecimento dos processos de ensino aprendizagem e permanência no ciclo acadêmico.