• 13/09/2019 11:37:00
  • 16/09/2019 09:14:50
  • Carlos de Bayma

Unitins e Embrapa realizam a IV Mostra de Pesquisa de Arroz Irrigado

A programação será realizada nos dias 18 e 19 nos municípios de Palmas, Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promove, nos próximos dias 18 e 19, a IV Mostra de Pesquisa de Arroz Irrigado. O objetivo é apresentar aos produtores, pesquisadores e estudantes as novas tecnologias na produção de arroz irrigado desenvolvidas pela Unitins no Centro de Pesquisa Agroambiental de Várzea (CPAV), no município de Formoso do Araguaia.

A IV Mostra será apresentada na sede administrativa da Unitins, em Palmas, na próxima quarta-feira, 18, das 8h às 12h. No mesmo dia, das 19h às 23h, a mostra acontecerá em Lagoa da Confusão. E, na quinta-feira, 19, a programação será realizada em Formoso do Araguaia, das 19h às 23h. Ocasião que será apresentada a nova cultivar a ser lançada na safra 2019/2020. As inscrições para participar da Mostra podem ser feitas pela internet (clique aqui) ou na hora/local do evento.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Ana Flávia Gouveia, o reitor, professor Augusto Rezende e o diretor de Pesquisa Agropecuária da Unitins, professor Expedito Cardoso, durante a III Mostra de 2018 (Foto: Arquivo Ascom /Unitins)

O diretor de Pesquisa Agropecuária da Unitins, pesquisador Expedito Cardoso, explica que o Tocantins é o terceiro maior produtor de arroz do Brasil com qualidade e produtividade e com muito potencial pra avançar e que “neste ano, além do apoio do Governo do Estado, por meio da Seagro, a Unitins também conta com parceiros como Basf e Uniggel que têm apoiado nossas pesquisas e apostado bastante no potencial dessa região”.

“Em função do aumento de áreas plantadas há também maior demanda por tecnologia. Essas tecnologias se referem a manejo de controle de doenças e pragas, nutricional, novas cultivares que estão sendo desenvolvidas, assim por diante. E essa é uma oportunidade de apresentarmos para a sociedade o resultado das nossas pesquisas”, destacou Cardoso.

Palestras

Panorama da Ocorrência de Vírus em Arroz Irrigado Tropical, com Raimundo Wagner de Souza (UFT);

Programa Nacional de Melhoramento de Arroz Irrigado da Embrapa, com José Manoel Colombari Filho (Embrapa);

Manejo de Fertilidade de Solo e Nutrição de Plantas Para Alta Produtividade de Arroz Irrigado no Tocantins, com Solano Colodel (Inpar);

Desenvolvimento de Cultivares com Tolerância a Imidazolinonas, com Paulo Hideo Nakano Rangel (Embrapa);

Tecnologias Basf para a Cultura do Arroz Irrigado Tropical no Tocantins, com Denilson Zaparrolli (DM BASF);

Nova Cultivar de Arroz da Embrapa, com Daniel de Brito Fragoso (Embrapa).