• 12/09/2019 14:36:00
  • 12/09/2019 14:37:11
  • Josiane Mendes

Membros do CEP Unitins têm novo curso de qualificação

Projeto é uma ação de ensino aprendizagem e pode ser feito todo online durante esse mês de setembro

Os membros do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) têm à disposição mais uma qualificação disponibilizada pela Comissão Nacional Ética em Pesquisa (Conep), em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, e desenvolvido em parceria com o Hospital Moinhos de Vento pelo Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

O projeto é uma ação de ensino aprendizagem que visa educar e promover o reconhecimento entre os dois componentes do Sistema, o CEP e a Conep. O intuito é melhorar o trabalho administrativo e a celeridade da análise ética dos CEPs para, no final, fortalecer a proteção dos participantes de pesquisa.

O curso é composto por três módulos, que vão de história do sistema, procedimentos administrativos a marcos regulatórios. É feito todo online, sendo uma sequência do curso realizado em maio passado. Os membros têm esse mês de setembro para acessar o link disponível: https://edx.hospitalmoinhos.org.br/project/cep.

O coordenador do CEP/Unitins, professor Giovanni Bezerra do Nascimento, explica que a Conep vem investindo constantemente na qualificação dos CEPs. “Este curso é uma oportunidade ímpar para conhecer os trâmites de funcionamento do comitê e qualificar nosso trabalho desenvolvido na análise dos protocolos de pesquisa. Sabendo que o papel do CEP é ser um vigilante ativo de proteção aos participantes de pesquisas”, arremata.