• 11/09/2019 11:36:00
  • 11/09/2019 11:37:40
  • Charlyne Sueste

Caminhada é a atividade física mais praticada entre os servidores da Unitins, revela pesquisa virtual

Questionário eletrônico foi aplicado entre os servidores dos quatro câmpus

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Coordenação de Assuntos Estudantis e Esporte, realizou de 3 a 10 de setembro uma entrevista virtual com os servidores dos quatro câmpus da instituição para levantar informações sobre o perfil da prática de atividades físicas em meio ao cotidiano do servidor. 65 servidores responderam o questionário e, a partir dos resultados, pode-se traçar um perfil das preferências e gostos de atividades físicas de cada um.

Segundo a coordenadora do setor, Ana Márcia Guski, “a ideia de traçar esse perfil e conhecer a realidade da prática esportiva na vida do servidor surgiu após a participação em uma reunião realizada na Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, que tratou da elaboração de uma nova política esportiva para o Tocantins, visando a inclusão social, a promoção da saúde e da qualidade de vida e dentro dessa política está inserida e evidenciada a importância do servidor público em busca de uma melhor qualidade de vida”.

Conforme os dados obtidos com o questionário eletrônico, a atividade física mais praticada entre os servidores que responderam é a caminhada, seguida da corrida, voleibol e musculação.

De acordo com a Coordenação de Assuntos Estudantis e Esporte, pretende-se para o ano de 2020 direcionar atividades físicas para os servidores dos quatro câmpus da Unitins, de acordo com suas preferências e a partir delas monitorar o nível de sedentarismo buscando meios para diminuir ainda mais essa problemática.

“Visa-se ainda montar equipes para participarem dos Jogos dos Servidores que estarão de volta em 2020, segundo informações da Seduc”, acrescenta a coordenadora.