• 27/03/2019 17:57:00
  • 27/03/2019 18:00:32
  • Josiane Mendes

Comitê de Ética em Pesquisa da Unitins recebe e treina novos membros

O CEP é responsável pela avaliação e aspectos éticos de pesquisas envolvendo seres humanos

Membros do CEP se reuniram na tarde desta quarta-feira (Fotos: Edivan Cavalcanti/Ascom Unitins)

O Comitê de Ética em Pesquisa Científica com Seres Humanos (CEP) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizou na tarde desta quarta-feira, 27, sua reunião mensal e realizou a apresentação e o treinamento de sete dos seus dez novos membros. No total, agora o CEP conta com 18 pessoas.

Esses novos integrantes foram selecionados através de avaliação do currículo Lattes, que levou em consideração titulação e experiência em pesquisa. Foi a primeira seleção do tipo realizada pelo CEP. Antes, os membros eram indicados pelos colegiados.

O coordenador do CEP, Giovanni Bezerra do Nascimento, explicou que o comitê só tem a ganhar com a chegada dos novos membros e com essa nova metodologia de trabalho, em virtude da seriedade que é uma pesquisa que envolve seres humanos. Ingressaram docentes e servidores técnico-administrativos de Palmas, Augustinópolis e Dianópolis.

Durante a reunião, os novos membros conheceram as principais diretrizes, as normativas e resoluções da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), o funcionamento da Plataforma Brasil, além dos critérios de análise ética e assinaram o termo de confidencialidade e compromisso. “O que trabalhamos nesse primeiro momento com eles foram os trâmites, quais as responsabilidade, as atribuições e competências do comitê e como eles se inserem nesse processo. São pesquisadores de longa data, alguns com menos experiência, mas a partir de agora já irão se inserir na pesquisa. Existe uma padronização da Conep que orienta como devem funcionar os comitês de ética”, disse Nascimento.

Coordenador do CEP explicou aos novos membros os trâmites dos projetos no comitê

CEP

O CEP Unitins é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos protocoladas em seu ambiente na Plataforma Brasil. Existem diretrizes éticas internacionais e nacionais que destacam a necessidade de revisão ética e científica para estudos deste tipo, visando salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar dos sujeitos da pesquisa.

Novos membros:

José Eronides da Silva Pequeno Junior