• 26/02/2019 17:51:00
  • 26/02/2019 17:56:31
  • Josiane Mendes

Egresso premiado da Unitins conquista vaga em mestrado na UFT

Ademir Bandeira Silva tem formação em Letras e se destaca pelos projetos de produções cinematográficas

Desde que concluiu sua graduação,  em 2010, o egresso do curso de Letras EaD da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Ademir Bandeira Silva só acumula conquistas. Ele, que já ganhou diversos prêmios com seus projetos de produções cinematográficas, comemora agora a aprovação na seleção do mestrado profissional em Educação, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O programa de pós-graduação para o qual foi aprovado objetiva a formação de mestres em educação, por meio da pesquisa aplicada, para o exercício da docência na educação básica, trabalhando a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional que compreende participação na organização e gestão de sistemas escolares e não-escolares e instituições de ensino.

O professor contou que estudar na Unitins lhe deu uma bagagem muito importante. “Procurei ser um acadêmico muito presente nas discussões dentro da minha licenciatura. Participei de projeto de extensão, a exemplo do Letras na escola, que me oportunizou a vivenciar a sala de aula já no inicia da minha formação. Tenho um carinho muito especial pela Unitins, principalmente pelo colegiado de Letras”, destacou.

Ademir atualmente é diretor da Escola de Tempo Integral (ETI) Luiz Nunes de Oliveira, no Distrito de Buritirana, em Palmas.

Cinema

Em dezembro passado, o professor e seus alunos de escolas da rede municipal de Palmas, com o projeto “Eu Faço Cine na Escola”, conquistaram o segundo lugar na categoria Audiovisual com o curta “Amigas”, no Festival de Arte das Escolas de Palmas – FAES.

Ainda em 2018, o projeto venceu o Festival Você Na Tela, em Palmas, com o curta “A lenda do urso mal assombrado de Raposa Serra do Sol”, em que recebeu três premiações dentre o total de seis prêmios entregues no festival.

Já o documentário “O sol se pôs vamos à escola” venceu o Festival Internacional de Cinema Estudantil, realizado em Santa Maria (RS), na categoria Melhor Direção e também venceu o 17º Festival de Cinema Estudantil de Guaíba, como Melhor Documentário.

Ademir conta que o projeto nasceu em 2016 e é um trabalho com práticas de audiovisual, desenvolvido 148 alunos da ETI Sueli Reche, em Taquaruçu, e 151 alunos da ETI Luiz Nunes, em Buritirana. “A ideia do trabalho também é motivar os alunos para produção textual, e o audiovisual vem dando esse suporte transformando esse texto em histórias como ferramenta pedagógica”, declara o professor.