• 18/12/2018 17:40:00
  • 18/12/2018 18:14:55
  • Charlyne Sueste

Unitins comemora nota 3 no Índice Geral de Cursos do MEC

Com recuperação da nota, a Universidade Estadual do Tocantins reabre amplas possibilidades de atuação

Comunidade acadêmica comemora pontuação no IGC (Foto: Cristian Reurison/Ascom Unitins)

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, 18, as notas do Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que avalia as Instituições de Ensino Superior (IES) em notas de 1 a 5. A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), aprimorando e desenvolvendo ações de melhoria acadêmica e administrativa, recuperou a nota 3 junto ao MEC.

O patamar alcançado com a nota 3 é comemorado na instituição pela Reitoria, servidores e acadêmicos, pois representa abertura de dezenas de possibilidades de atuação, parcerias e projetos para a universidade, como captação de recursos, oferta de mestrados e doutorados, além da busca pelo recredenciamento para oferta do ensino a distância, entre outros.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, destaca os esforços da universidade como um todo para alcançar esse resultado. “Esforço não só da Gestão, mas de todos os professores, equipe técnica, discentes e dos egressos de todos os nossos Câmpus. Todos da comunidade acadêmica contribuíram para que finalmente pudéssemos comemorar esse avanço. Não poupamos esforços e a melhoria gradativa de todos os indicadores qualitativos é compromisso assumido na instituição”, ressalta o reitor.

A Unitins tem desenvolvido ações com foco na melhoria dos cursos, objetivando a melhoria dos indicadores, articulando estratégias em torno do conjunto de elementos avaliados pelo MEC, inclusive com a criação do Núcleo de Articulação Institucional e Melhoria Contínua (Naimc), segundo destaca o coordenador do Núcleo, Thiago de Lázari. O Conceito Preliminar de Curso (CPC), um dos componentes do Índice Geral de Curso, já reflete essa melhoria com pontuações maiores a cada ano. No Câmpus de Palmas, por exemplo, os cursos de Direito e Sistemas de Informação já têm Conceito 4 no Enade.

Thiago Lázari pontua, também, que a universidade continua avançando com ações e projetos já vislumbrando a conquista do Conceito 4 no IGC. A meta é alcançar a excelência, Nota 5. “O IGC expressa as potencialidades da Unitins para toda a sociedade. Elevando nosso IGC, demonstramos que nós melhoramos em todas as esferas – acadêmica, de Gestão e administrativa. Para a sociedade e para a comunidade acadêmica, essa nota agora é vista como potencialidade, e não como um gargalo como era o IGC 2”, comenta o coordenador do Naimc.

Já no aspecto da importância social da universidade para a sociedade, o reitor enaltece que a Unitins é uma instituição que atua diretamente no desenvolvimento social, intelectual, político, cultural e econômico do cidadão do Tocantins.

“A Unitins representa oportunidade de acesso ao ensino superior público para milhares de pessoas nas regiões Central, Sudeste e no Bico do Papagaio e até de outros estados. São centenas de famílias que depositam na Universidade Estadual do Tocantins a esperança de que um membro da família entre na universidade e, com o diploma em mãos, tenha melhores condições de vida”, enfatiza Augusto Rezende e completa: “enquanto instituição pública de ensino superior, somos mais que números ou notas, representamos oportunidade e esperança de desenvolvimento ao povo tocantinense”.

IGC 2

As notas 1 e 2 são consideradas insuficientes pelo MEC e acarretam penalidades para as instituições de ensino superior. A Unitins chegou a ser descredenciada para oferta de cursos de graduação na modalidade a distância em decorrência do IGC 2. Por isso, a recuperação da nota 3 é amplamente comemorada na instituição.