• 17/12/2018 11:32:00
  • 17/12/2018 10:44:14
  • Josiane Mendes

Unitins e UFT são parceiras em programa de pós-graduação Dinter e Minter em Ensino de Língua e Literatura

Serão três vagas para doutorado e duas para mestrado exclusivas para Unitins. Edital de seleção deve sair nos próximos dias

Está previsto para sair nos próximos dias o edital de seleção do Programa de Pós-Graduação realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) que terá cinco vagas destinadas exclusivamente para a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Serão três vagas para o Doutorado Interinstitucional (Dinter) e duas vagas para Mestrado Interinstitucional (Minter) em Ensino de Língua e Literatura.

A diretora de Pós-Graduação da Unitins, professora doutora Michele Ribeiro Ramos, explica que o Dinter e o Minter são turmas de mestrado e de doutorado acadêmicos conduzidas por uma instituição promotora nacional, no caso a UFT, e uma instituição receptora, neste caso a Unitins.  A proposta para o programa de pós-graduação foi enviada para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no primeiro semestre de 2018 e neste mês de dezembro foi dado o parecer positivo para que o programa acontecesse.

Michele diz ainda que essa parceria entre as duas instituições são bem-quista pela Capes, e mostra também o empenho da Unitins em garantir a formação específica de recursos humanos para atuação na docência, na pesquisa, e no mercado de trabalho. “Essas ações demonstram para Capes que estamos buscando melhorar e capacitar nosso quadro docente para futuramente aprovarmos um projeto de curso novo”, acrescenta.

A seleção desse programa de pós-graduação será feita toda pela UFT e, quando lançado, o edital estará disponível no portal da instituição parceira. O Programa de Pós-Graduação fica na cidade de Araguaína. A previsão é de que as inscrições aconteçam de 4 a 6 de fevereiro de 2019, e que as provas específica e de língua estrangeira sejam nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2019, enquanto as entrevistas, nos dias 25 e 26 do mesmo mês, com aulas previstas para terem início em março de 2019.