• 18/10/2018 11:33:00
  • 18/10/2018 13:56:54
  • Ruy Bucar

Semana de Direitos Humanos tem continuidade com debate sobre processo eleitoral

Roda de conversa foi uma verdadeira aula sobre o trabalho da Justiça Eleitoral para garantir aos brasileiros o exercício dos seus direitos políticos

Magistrados do TRE debatem com acadêmicos da Unitins em roda de conversa sobre processo eleitoral (Foto: Cristian Reurison /Ascom Unitins)

Diretor Geral do TRE José Machado dos Santos diz que brasileiro deve se orgulhar de ter o melhor sistema eleitoral do mundo (Foto: Cristian Reurison /Ascom Unitins)

A apresentação do projeto Roda de Conversa com a Justiça Eleitoral marcou o segundo dia da I Semana de Direitos Humanos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que teve início na terça-feira, 16, e tem encerramento previsto para esta quinta-feira, 18.

Durante a roda de conversa foram abordados os seguintes temas: a importância do acadêmico no processo eleitoral, acessibilidade, nome social, a segurança da urna eletrônica e fake news. O projeto é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da Escola Judiciária Eleitoral, e busca aproximar a sociedade da Justiça Eleitoral, compartilhando informações e conhecimento sobre o processo eleitoral.

“Temos a satisfação de começar este projeto aqui na Unitins que muito tem colaborado com a Justiça Eleitoral”, declarou o diretor geral do TRE, José Machado dos Santos, na abertura da roda de conversa. Para a professora doutora Kyldes Batista Vicente, Pró-Reitora de Extensão, falar de direitos políticos é também falar de direitos humanos. “É uma honra receber o TRE aqui na Unitins para conversamos sobre tudo que diz respeito aos Direitos Humanos”, ressaltou.

O juiz Rubem Ribeiro Carvalho explicou a importância do acadêmico no processo eleitoral, que o Tocantins supera a média nacional em quantitativo de eleitores com curso superior - a taxa do Tocantins é de 17%, a mais alta da região Norte. “Não há como falar de direitos humanos sem falar em democracia. Para haver democracia é preciso ter um bom desempenho político”, ressaltou o juiz explicando que os altos índices de abstenções que tem se verificado são resultado da descrença da sociedade na política e defendeu que é preciso participar.

“Acessibilidade é um grande problema de todos os TRE's”, reconheceu o juiz Henrique Pereira dos Santos que informa que em todo o país 940 mil eleitores precisam de recursos de acessibilidade. No Tocantins são 9.620 eleitores portadores de deficiência que tem atendimento prioritário. “Todas as urnas estão preparadas para receber o voto de pessoas com deficiência”, garante o magistrado, diretor executivo da Escola Judiciária Eleitoral (EJE).

Em sua exposição sobre nome social o analista do TRE-TO, Adilson Cunha Silva, destacou que “direito ao nome é um direito fundamental como o direito à vida” e que com o reconhecimento ao direito do nome social a Justiça Eleitoral está na vanguarda dos direitos da pessoa. O analista explicou que o nome social não é mudança de nome, mas reconhecimento do nome pelo qual o eleitor quer ser identificado. Silva revela que 47 eleitores solicitaram a inclusão e no Brasil já são 6.256 eleitores com inclusão em seus documentos do nome social.

A segurança da urna eletrônica, tema apresentado pelo coordenador de Suporte e Infraestrutura do TRE Valdenir Borges Júnior, foi um dos temas mais instigantes. Júnior fez um rápido histórico da implantação do sistema eletrônico, que no Tocantins teve início a partir de 1996 e que, segundo ele, de lá prá cá só tem avançado. “São mais de 30 camadas de segurança que garantem a segurança da urna eletrônica”, garantiu explicando que este processo está montado num tripé que compreende tecnologia, pessoas envolvidas e legislação adequada. Ele citou que ao todo são mais de 2,5 milhões pessoas e mais de 2 mil magistrados em todo o país envolvidos com o processo eleitoral.

O último tópico da roda de conversa, fake news, apresentado pelo secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Jader Batista Gonçalves, chamou atenção para o risco da manipulação da opinião pública a partir de informações falsas que são disseminadas e que podem influir no resultado das eleições. Ele explica que o modelo de conectividade que a sociedade moderna alcançou é o responsável por este fenômeno que atinge todo o mundo. Gonçalves aponta a busca do conhecimento crítico como resposta à superação do fenômeno da fake news.

“Nós temos o melhor sistema eleitoral do mundo, devemos reconhecer e ter orgulho dessa conquista”, disse o diretor geral do TRE, José Machado dos Santos, no encerramento da roda de conversa que despertou o interesse dos acadêmicos com questionamentos e manifestações sobre os temas abordados. O auditório completamente lotado, segundo os organizadores, comprovou a assertiva da abordagem do assunto durante a realização da I Semana de Direitos Humanos da Untins.