• 09/10/2018 09:17:00
  • 10/10/2018 08:14:48
  • Josiane Mendes

Unitins é parceira na realização da Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Palmas

Fecit acontece nos dias 18 e 19 de outubro no Câmpus do IFTO da Capital

Acontece de 18 a 19 de outubro a Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit 2018) de Palmas, no câmpus do Instituto Federal de Educação do Tocantins (IFTO). A feira, realizada pela Prefeitura de Palmas, tem por objetivo mobilizar a população em torno de atividades de ciência e tecnologia.  A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) é parceira na realização do evento, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

Desde 2015, a Unitins participa do planejamento, organização e também expõem estudos científicos e pesquisas que seus professores e acadêmicos produzem. Neste ano, a instituição também ficou incumbida de ser uma das parceiras a presentear os vencedores do concurso. E como item de premiação a universidade ofertará quatro vagas para estudo na escola de línguas na modalidade presencial, anunciou o coordenador do NIT da Unitins, Arthur Prudente Junqueira.

Junqueira destacou que a ideia da feira é envolver as instituições de ensino em torno da estimulação do jovem cientista. “Incentivar a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia. A Fecit tem descoberto novos talentos e gerado diversas oportunidades”, acrescentou.

A Fecit visa também valorizar a criatividade na elaboração e execução dos projetos, propiciar o debate sobre as estratégias e mudanças necessárias para a popularização da ciência e também despertar nos discentes o gosto e o interesse pela pesquisa científica. Estarão expostos na feira projetos de instituições de ensino da rede pública e particular e também de ensino superior.

O público-alvo da feira são as escolas estaduais, municipais e particulares, bem como as Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas do Tocantins. Essas instituições poderão expor trabalhos e concorrer à premiação.

Os melhores projetos de cada categoria receberão como premiação medalhas e todos os professores e alunos que expuserem seus trabalhos na Fecit receberão certificado de participação. Haverá ainda o prêmio Professor Destaque, que visa reconhecer os esforços do professor na orientação e acompanhamento do estudante realizando projetos de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia.  O professor destaque será premiado com troféu. A divulgação do resultado e a premiação acontecerão no dia 23 de outubro.